Topo

Bala na Cesta

Rivais de Londres: time de Magnano mede forças com a China - jogo tranquilo e chato?

Fábio Balassiano

26/07/2012 12h26

Depois da pedreira russa, na quarta rodada um pouco de alívio para o time de Rubén Magnano. No dia 4 de agosto, às 12h45 (de Brasília), a seleção nacional mede forças com a China, campeã asiática e uma das primeiras equipes classificadas para os Jogos Olímpicos de Londres.

Treinando há dois meses sob a batuta do rigoroso norte-americano Bob Donewald (ex-assistente técnico de New Orleans Hornets e Cleveland Cavs até ser convidado por Yao Ming para ser o técnico do time do ex-pivô do Houston Rockets, o Shanghai Sharks, em 2006), os chineses sabem que são os maiores azarões do grupo. Confiam na organização e na paciência de sua principal fera, Yi Jianlian, e principalmente em dias ruins dos adversários (não será nada fácil, portanto).

O TIME: Além de Yi Jianlian (citado aqui abaixo), há um outro jogador que chama a atencão. É Sun Yue, ala de 26 anos, 2,06m e com passagens pelo Los Angeles Lakers e D-Fenders (D-League). Além dele, estará em Londres o veterano Wang Zhizhi  (lembra dele?), pivô de 33 anos e 2,14m. Outro que vale a pena ficar de olho é Guo Ailun, armador de 18 anos e 1,92m. Destaque do Mundial Sub-17 de 2010 com 22,4 pontos, ele foi o jogador mais novo a atuar no Mundial de 2010 e no Pré-Olímpico Asiático do ano passado. Conquistou a confiança de Donewald, é uma das esperanças do basquete local e já é visto como a nova galinha dos ovos de ouro da NBA para voltar forte ao mercado chinês.

DESTAQUE: Yi Jianlian é o grande (em todos os sentidos) destaque chinês. Escolhido na sexta posição do Draft de 2007 pelos Bucks, ele acabou não tendo muito tempo de quadra (e paciência dos técnicos) até que foi despachado para New Jersey. Logo depois foi mandado para Washington e passou pelo Dallas Mavericks na última temporada. Parece pouca coisa, mas Jianlian é muito reconhecido em seu país, e tal qual aconteceu com Yao Ming em 2008, ele será o porta-bandeira de seu país no desfile de abertura dos Jogos. Com 2,13m e 24 anos, o ala-pivô pode não ser uma sumidade em termos físicos, mas tem razoável técnica e ótimo posicionamento. Vai incomodar um bocado nestas Olimpíadas.

PALPITE PARA O JOGO CONTRA O BRASIL: Acho que será o jogo mais fácil da seleção brasileira na primeira fase, de verdade mesmo. Não arrisco placar aqui, mas o time de Rubén Magnano vence até com certa facilidade.

Concorda comigo? Comente na caixinha!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.