Topo

Bala na Cesta

O que esperar do técnico José Neto no Flamengo na próxima temporada

Fábio Balassiano

02/06/2012 09h01

Conforme o UOL divulgou ontem em primeiríssima mão aqui, José Neto (foto) é o novo técnico do Flamengo. Com ótima passagem por Joinville, quando conduziu um projeto de basquete em reconstrução às quartas-de-final (perdeu para o Pinheiros por 3-2 após estar vencendo por 2-0), ele deve ser apresentado na Gávea na primeira quinzena de junho para a maior chance de sua carreira.

Depois de um bom e promissor começo de vida profissional no Paulistano, Neto teve passagens apagadas tanto por seleções brasileiras de base (foi nono com a Sub-19 no Mundial da Letônia em 2011 – quando a expectativa era altíssima por causa de um elenco que tinha Lucas Bebê e Raulzinho, entre outros) e Palmeiras, até chegar ao Joinville, onde realmente fez ótimo trabalho no NBB4 (campanha de 14-14 com um elenco modesto e indicado a ser o Técnico do Ano em votação da Liga Nacional). É um cara estudioso, educado, mas que ainda precisa provar que pode ser técnico de times que brigam pelo título (ele ainda não conseguiu levantar canecos de grandes competições em sua carreira, é bom que se diga). Para ser justo, é a primeira vez que ele terá um time de alto nível em suas mãos para disputar as competições.

Mas Neto chega não só para comandar um time que não chega às finais do NBB há duas temporadas. Ele chega com carta-branca da diretoria do Flamengo para montar um elenco que precisará de renovação e sangue-novo principalmente na armação (há muita especulação sobre o novo titular da posição desde já) e com a missão de fazer o rubro-negro jogar basquete de verdade, de verdade mesmo – coisa que seu antecessor, Gonzalo Garcia, não conseguiu. Defender com consistência e coibir as bolas excessivas de Marcelinho, que renovou seu contrato por mais três anos aliás, serão fundamentais para que ele e o Fla tenham sucesso na temporada 2012-2013.

Neto é um treinador muito paciente e mais experiente após passagens com Rubén Magnano, Moncho Monsalve e Lula Ferreira na seleção. Não é um novato que chega no Flamengo, mas precisará ter resultados que nunca teve em sua carreira nos clubes brasileiros.

Será que ele consegue? Comente na caixinha!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.