Topo

Bala na Cesta

Tentando repetir atuação, Flamengo recebe São José na abertura das semifinais do NBB

Fábio Balassiano

15/05/2012 11h23

Começam hoje as semifinais do NBB4. Time de melhor campanha na competição, São José, invicto há 15 partidas (aqui), vem ao Rio de Janeiro (21h, no Tijuca, com promessa de transmissão do Sportv) para medir forças com o Flamengo, que sofreu um bocado, mas bateu Uberlândia por 3-2 e se classificou pela quarta vez seguida para ficar entre os quatro melhores do país (sem dúvida alguma um feito interessante). A série é em melhor de cinco partidas, e o formato é esse: um jogo no RJ, dois em São José, um no RJ (se necessário) e o final em São José (se necessário).

Aqui vai um dado interessante: na fase de classificação, vitória rubro-negra em São José, e vitória dos joseenses no Rio de Janeiro. No interior de São Paulo, David Jackson acertou seis tiros de três pontos, terminou com 27 pontos e o Fla fez 101-98 (Marcelinho teve 13 assistências). No RJ, São José quebrou uma sequência de dez derrotas consecutivas contra o rival (em uma delas, Marcelinho anotou 63 pontos, lembram?), anotou 85-79 e conseguiu, na época, a quinta vitória consecutiva. Murilo teve 19 pontos e oito rebotes no triunfo.

Ao Flamengo, repetir a atuação brilhante em termos defensivos que teve no jogo 5 contra Uberlândia é meio caminho andado para tentar bater um difícil e embalado rival. Sem abusar dos três pontos, usando os pivôs (Kammerichs e Caio Torres nunca tiveram tantos touches na vida…) e saindo rápido em contra-ataque depois de sucessivas marcações excelentes o time da Gávea tem boas chances.

Do outro lado, Murilo, melhor jogador da competição, está jogando no sacrifício (como informa Fábio Aleixo no Lance!) e será muito vigiado tanto por Caio quanto por Kammerichs. Não será fácil para o camisa 21, e por isso acho que a chave de São José serão Fúlvio e seus homens de apoio. Dedé e o ex-Fla Jefferson William somam quase 30 pontos por partida, e serão chamados para jogar quando Murilo estiver bem marcado ou quando houver dobra na marcação a ele. O armador Fúlvio, por sua vez, não terá tanta dificuldade contra Hélio ou Fred, não tão bons no combate direto, mas pode sofrer um pouco com David Jackson (mais alto, forte e com bom deslocamento lateral). Manter a "voltagem" alta, ou seja, tentar pontos em contra-ataque é importante para os joseenses.

De verdade, acho que o Fla ganha hoje, mas São José avança para a final com 3-2. E você, tem palpite? Comente na caixinha!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.