Topo

Bala na Cesta

Após críticas de Kobe, Lakers tentam evitar vexame contra o Denver nos playoffs da NBA

Fábio Balassiano

12/05/2012 10h40

"É óbvio que meus companheiros não tiveram a mesma atitude, o mesmo senso de urgência que eu. Está muito claro"

"Pau Gasol e Andrew Bynum não estavam com a mesma energia dos jogadores do Denver. Eles sabem disso, e eu espero que no jogo 7 eles estejam prontos para jogar"

"Falei com Andrew Bynum depois do jogo rapidamente. Depois falarei com Gasol. Está muito claro que eles precisam ajudar a equipe. Conversarei com ambos"

As declarações, fortes, são todas de Kobe Bryant pós-jogos 6. Com dores estomacais, ele tentou fazer com que seu Los Angeles Lakers ganhasse do Denver na quinta-feira. Mas, jogando sozinho, o camisa 24 não conseguiu, viu os Nuggets fazerem fáceis 113-96 e empatarem a série em 3-3. O jogo 7 será hoje, às 23h30 na Califórnia (a ESPN exibe), e uma derrota pode fazer com que a crise dos angelinos, que já é grande, fique do tamanho do mundo (Magic Johnson garante que o técnico Mike Brown não resistiria à eliminação).

É óbvio que os números de jogos 7 favorecem aos Lakers (depois colocarei alguns aqui), mas está muito claro que o time de Los Angeles não tem jogado absolutamente nada neste primeiro mata-mata contra o Denver (e tem muita gente, corretamente ao meu ver, que mesmo que passe dos Nuggets, será presa fácil contra o Oklahoma, que está, além de tudo, descansado). A defesa virou uma peneira quando o time de George Karl começou a correr, a marcação do perímetro anda errática (10/20 no último jogo), e o jogo de garrafão do Lakers tem sido presa fácil para um garrafão (atenção) formado por JaVale McGee e Kenneth Farried. Para se ter uma ideia, no jogo 6, Gasol e Bynum chutaram 5/21, e o +/- da dupla foi de ridículos -29 e -22 (o de Kobe foi de -28).

Vamos a alguns números bacanas:

– Os Lakers têm o retrospecto de 33-1 quando estiveram em vantagem de 3-1 nos playoffs. A única derrota foi em 2006, para o Phoenix Suns. Kobe estava lá.
– Os Lakers venceram 15 jogos 7 em sua história (é a segunda maior marca – só perde do Boston, que tem 20 triunfos). Além disso, ganharam os últimos dez jogos 7 em casa.
– Na história da NBA, apenas oito times conseguiram sair de um 1-3 para fazer 4-3 nos playoffs (aqui a lista completa).
– Em pouco mais de 200 séries de playoff em que houve o placar de 3-1, o aproveitamento é de quase 96% para o time que tem essa vantagem. Em 12 ocasiões, a vitória veio justamente na partida 7.

Acho que os Lakers são favoritos, contarão com a volta de Ron Artest após sete partidas suspenso e devem vencer nesta noite. Mas o buraco do time é muito maior. Kobe Bryant está se encaminhando para o final de sua carreira, e a diretoria do time não conseguiu dar nem um elenco de apoio capaz de livrar um pouco da pressão do craque e muito menos um técnico que consiga entender que suas jogadas de "deixa-o-cara-resolver" são estéreis e não levam a lugar algum.

Os Lakers vencem neste sábado? Ou os Nuggets aprontam? Comentários e palpites na caixinha!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.