Topo

Bala na Cesta

A pergunta do dia na NBA é: Tom Thibodeau errou ao manter Rose em quadra no sábado?

Fábio Balassiano

29/04/2012 13h29

Três das quatro séries do Oeste começam hoje (às 14h já tem um interessante Spurs x Jazz) e provavelmente a mais disputada do Leste também (às 20h os Celtics recebem os Hawks), mas o assunto do dia ainda é a lesão de Derrick Rose.

O armador se machucou quando restavam menos de 90 segudos para acabar (se você não viu o vídeo, clique aqui), a vantagem do Chicago era de 12 pontos e tem muita gente criticando o técnico Tom Thibodeau por ter mantido a sua principal estrela, que voltava de lesão após perder 27 jogos na temporada regular, por 37 minutos em quadra e por não tê-lo sacado quando a peleja estaria, teoricamente, decidida (os Bulls venciam por 99-87 quando Rose foi ao chão).

Será que é pra isso tudo mesmo? Em primeiro lugar, acho que é impossível não associar as lesões que alguns atletas da NBA têm sofrido com este calendário maluco que a liga promoveu para este campeonato (Rubio, Billups, Aldridge, Manu, Wade, Kobe etc.). Foram 66 jogos em menos de cinco meses, e era muito óbvio que o corpo dos jogadores (que não são máquinas e que estavam sem preparação adequada) não iria aguentar. Aconteceu com alguns na fase regular, pode acontecer na pós-temporada também. Depois, acredito, de verdade, que, em uma franquia da NBA, a trupe médica seja imensa, e em algum momento devam ter falado a Tom sobre as reais condições de Rose.

O técnico, obviamente, não seria maluco de colocar um jogador com problemas de tornozelo, costas e coxa para jogar uma partida sem as reais condições de jogo. Como bem disse Doug Collins, técnico do Philadelphia, no final do jogo: "Se Tom colocou Derrick pra jogar, é porque ele estava liberado pra jogar. Não foi uma lesão na prorrogação, com os dois times cansados, foi uma lesão que poderia ter acontecido no primeiro ou no último minuto da partida".

E eu concordo com ele, embora, é bom falar, tenha dito no podcast com o Vitor Sergio (aqui), que eu dosaria o tempo de quadra de Rose nestes primeiros quatro jogos. De todo modo, eu não sou técnico (ainda bem), Tom convive com o seu armador diariamente e tem uma comissão médica que provavelmente lhe deu informações suficientes para que ele tomasse a sua decisão. Acho (aí é uma opinião pessoal minha) que culpá-lo por uma grave lesão de seu jogador é exagerado, exagerado demais.

Além disso, duas coisas merecem ser ditas: a) e óbvio que o campeonato do Chicago está comprometido. O time é bom pacas, saberá jogar sem Rose (18-9 na fase regular), mas talvez falte a genialidade do armador na semifinal ou na final de conferência. De todo modo, eu não descartaria os caras agora, não; b) torço, sinceramente, para que a lesão de Rose não o limite quando ele voltar as quadras. Os exemplos de atletas da NBA que não retornam ao que eram antes da lesão existem (Baron Davis, Steve Francis, Gilbert Arenas, Shaun Livingston), e eu espero que ele consiga jogar, em janeiro ou fevereiro de 2013, o que ele vinha apresentando em seus primeiros três anos de NBA.

E pra você, Tom Thibodeau, o técnico do Chicago, errou ao tê-lo colocado em quadra com a fatura decidida? Comentários na caixinha!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.