Topo

Bala na Cesta

Após mais uma confusão, a pergunta: o que Ron Artest agrega ao basquete?

Fábio Balassiano

23/04/2012 16h26

Ontem, o Los Angeles Lakers fez 30-14 no último período, tirou 17 pontos de vantagem do Oklahoma City Thunder e em uma reação incrível venceu os fortes rivais por 114-106 na segunda prorrogação.

Kobe Bryant, que vinha mal até o último quarto, anotou nove pontos nos últimos cinco minutos de tempo regulamentar, seis no segundo tempo extra e foi um dos heróis da noite. Mas a notícia de hoje, segunda-feira, é uma só: a criminosa cotovelada que Ron Artest, o famoso Metta World Peace, deu em James Harden, o ótimo reserva do Oklahoma. Ainda não viu o lance? Clica aqui embaixo.

Não vou nem entrar na discussão sobre a maldade ou não da atitude de Ron Artest, porque acho que não é necessário. Está claro que foi intencional, e por mais que ele tenha se desculpado no vestiário e em redes sociais, suas palavras valem tanto quanto a de um político brasileiro. Artest tem uma folha corrida que fala por si só, e nos dois últimos anos (em especial) só tem feito confusão, só tem dado trabalho. A atitude de ontem, então, pra mim é indesculpável: ele acertou um cara que sequer o tinha provocado, e acertou com uma porrada de alguém de 2,06 e quase 120kg. Foi cafajestagem, com o perdão da palavra, e ponto final.

A história de Artest (agora entendem porque não o chamo de World Peace, não?) lembra muito a de Adriano, outro ser cujo poder de auto-destruição é imenso. Ron Artest tentou mudar o nome para, teoricamente, plantar a semente de algo legal, bacana. Só quem era muito bobo, muito ingênuo acreditaria, né. Seis meses se passaram, e o óbvio está aí: seus frutos continuam como sempre foram: podres, erráticos, problemáticos e infantilóides.

Artest sabe, sabe muito (quem defende como ele?), mas não quer jogar basquete. Ele só quer confusão e não agrega em nada ao esporte (principalmente em termos comportamentais). Fica a pergunta: para que ainda continuam aturando essa mala?

Ele não faz bem a si mesmo, não faz bem ao seu time, não faz bem à NBA, não faz bem ao basquete e não faz bem ao esporte.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.