Topo

Bala na Cesta

Notinhas importantes do dia: NBB, Sul-Americano feminino e Pat Summitt

Fábio Balassiano

19/04/2012 15h30

Algumas notas interessantes do basquete

– O Sul-Americano feminino de seleções, que seria disputado no Maranhão nesta temporada, foi cancelado ontem pela ABASU. A razão é que, segundo a entidade, o calendário está muito apertado (tá bem…). Chuta quem é o presidente da ABASU? Pois é, ele mesmo, Grego, o homem que quase conseguiu destruir o basquete brasileiro (leiam mais aqui). Impressionante, não? E a seleção brasileira de Tarallo, que foi convocada hoje, perde um importante torneio de preparação…

– Pat Summitt, esta pessoa que você vê aí na foto, anunciou ontem que está se retirando do basquete após 38 anos dirigindo a Universidade de Tennesse. Diagnosticada com mal de Alzheimer, a técnica mais vencedora da história da NCAA (1098 vitórias, oito títulos, Hall da Fama em 2000 e eleita a técnica do século XX) disse que está saindo das quadras por conta de sua saúde.

É, sem dúvida, um momento triste, bem triste, para o basquete, que perde a primeira mulher que atuou e dirigiu um time medalhista olímpico (Pat jogou em 1976, na primeira Olimpíada que teve as mulheres participando dos Jogos, e comandou os Estados Unidos em Los Angeles em 1984). Peyton Manning, astro do futebol americano que jogou na Universidade do Tennessee e amigo de Summitt, enviou o seguinte comunicado aos meios de comunicação (veja aqui).

– E o NBB, hein? Ontem Bauru fez 83-70 (22-9 no último período) na Liga Sorocabana em casa, abriu 2-0 e pode varrer os rivais na sexta-feira (Fischer teve 17 pontos). Também nesta quarta-feira, Uberlândia, com novo técnico (sim, o time mineiro demitiu o uruguaio Miguel Volcan no meio dos playoffs – inacreditável o amadorismo!), contou com 26 pontos de Robert Day, fez 73-59 no Tijuca (25-13 no quarto final) e empatou a série em 1-1. O jogo 3 será também na sexta-feira.

– Nos outros dois duelos das oitavas-de-final, Joinville e Limeira jogam hoje, no Sul, para saber quem fica na frente (a série está empatada em 1-1 após o time de José Neto ter feito 89-84). O duelo é fundamental! Em São Paulo, Franca, que fez ótima partida na terça-feira e bateu o Paulistano por 75-68, pode varrer o time da capital paulista nesta noite. Basta repetir o bom basquete que vem apresentando no mata-mata e a vaga nas quartas-de-final estará encaminhada.

Quanto assunto, não? Comente na caixinha!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.