Topo

Bala na Cesta

Kentucky ou Kansas, quem fica com o título universitário dos Estados Unidos?

Fábio Balassiano

02/04/2012 00h34

Então chegamos ao dia mais importante do ano no basquete universitário norte-americano. Anthony Davis foi eleito o melhor jogador do ano, o subestimado-porém-ótimo Bill Self, o melhor técnico, e hoje Kentucky e Kansas decidem o título da NCAA que anda cada vez mais espetacular apesar de os meninos saírem da faculdade cada vez mais cedo. A partida começa às 22h e terá a transmissão de ESPN e Bandsports. É imperdível.

Além da disputa do caneco, talvez a maior das questões que fica é se chegou a hora de o excepcional John Calipari (dentro da quadra, é bom que se diga) enfim conquistar o seu troféu de campeão. É bem verdade que em se tratando de basquete universitário títulos dizem muito pouco sobre a qualidade do trabalho em si, já que o principal é formar atletas e de uma maneira mais ampla cidadãos, mas é óbvio que ninguém que está ali fica satisfeito "apenas" em participar do March Madness há 20, 25 anos e nunca ter terminado o último dia do ano com o sorriso do campeão.

Calipari tem mais time e mais elenco, mas Bill Self já mostrou como se faz um baita omelete sem ter os melhores ovos. Não será fácil para Kansas, claro, mas não acho que seja uma zebra anormal caso os Jayhawks saiam com o troféu, não. A vitória até certo ponto inesperada contra Ohio State é um indicativo de que o time não vai entregar a mariola assim tão fácil para os Wildcats, e que teremos um jogo sensacional logo mais.

Quem vence: Kentucky ou Kansas? Eu mantenho o palpite de vitória de Kentucky. E você?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.