Topo

Bala na Cesta

Rafael Hettsheimeir brilha de novo e coloca seu time na zona dos playoffs na Espanha

Fábio Balassiano

25/03/2012 17h00

E Rafael Hettsheimeir foi novamente o melhor em quadra pelo Zaragoza neste domingo. Com uma atuação magistral (24 pontos, a maior da rodada, oito rebotes e 24 de eficiência), o brasileiro guiou o seu time a uma importante vitória contra o Manresa por 72-71 na rodada 26 da Liga ACB Espanhola. Foi a oitava vitória consecutiva do Zaragoza em casa (os 6.500 torcedores que foram ao Pabellon Principe Felipe foram ao delírio neste domingo), e a décima-quarta na competição.

Com o resultado, o time alcançou a sétima colocação e se colocou na zona dos playoffs. Com 15,9 de eficiência (o décimo da ACB no quesito) e 14,3 pontos por jogo (o sétimo), Rafael, que tem a média de 30 minutos por partida, só precisa de mais dois para ultrapassar, em 25 partidas, os 343 que atingiu em 34 da temporada passada (ou seja, a sua média cresceu quase 50% de um campeonato para o outro).

Outros números interessantes do camisa 10: já foram 22 enterradas, sua média de rebotes está em 6,5 (a nona do torneio) e seu aproveitamento de dois pontos é de 54,3% (o oitavo). Por conta deste volume todo, Rafael é o décimo-segundo da Liga que mais recebe faltas (3,7 por jogo), acertando 74,7% dos lances-livres (em 2010-2011 seu índice fora de 61%).

Como disse um amigo espanhol, está cada vez mais valorizado o "passe" de Rafael Hettsheimeir na Europa. Com sondagens da NBA e de gigantes do basquete do velho continente, cada partida como a de hoje pelo Zaragoza faz com que os olhos do mercado cresçam. Melhor para ele, que poderá decidir com calma o que fazer depois que a Liga ACB acabar e para a seleção brasileira, que terá um jogador atuando em altíssimo nível nas Olimpíadas de Londres.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.