Topo

Bala na Cesta

Filho de Doc Rivers, talentoso Austin deve tentar o Draft da NBA já nesta temporada

Fábio Balassiano

24/03/2012 11h50

A CBS Sports divulgou ontem que o ala-armador Austin Rivers, uma das maiores promessas do basquete dos Estados Unidos e filho de Doc Rivers (técnico do Boston Celtics), vai mesmo sair da Universidade de Duke para o Draft da NBA nesta temporada. A informação ainda não foi confirmada, mas tudo leva a crer que é real mesmo. Apenas para se ter uma ideia da prática incomum com jogadores de Coach K, o lendário técnico de Duke, Rivers será apenas o quarto a sair da faculdade em seu primeiro ano Corey Maggette, Luol Deng e Kyrie Irving foram os outros).

Não dá para julgar a decisão de Austin, mas está muito claro o que vem acontecendo no basquete universitário norte-americano nos últimos anos. Irving, número 1 do Draft de 2011, ficou um ano na faculdade. Anthony Davis, provável número 1 de 2012, irá pelo mesmo caminho. E Rivers, que não fez 40 jogos universitários em sua curta carreira, opta pela mesma situação (por coincidência, Shaquille O'Neal falou sobre isso ontem – veja aqui).

De novo: não dá para dizer o que é certo ou errado, mas está muito claro que há um novo cenário no basquete dos EUA. É muito raro que um jogador, hoje, termine até três anos de faculdade antes de ir para a NBA. As tentações (financeiras principalmente) são muito grandes, e acho que a formação do cidadão e do atleta também fica comprometida (mas aí é uma opinião pessoal minha mesmo).

Como bem lembrou Bill Simmons, jornalista-craque dos EUA, o Boston Celtics tem duas escolhas no próximo Draft (a deles e a do Clippers), e por enquanto Rivers não está cotado entre os dez primeiros da seleção que promete ser uma das melhores dos últimos anos. Com isso, aumenta a expectativa de que Austin seja treinado por Doc, seu pai e técnico do Boston Celtics. Não será fácil, claro, já que ele deve subir nas projeções, mas tampouco é uma possibilidade que possa ser descartada.

Outro ponto que merece ser levado em consideração é que, com jogadores mais prontos que ele (Lamb, Davis etc.), Austin Rivers deve entrar entre a oitava e décima-segunda colocações de acordo com sites sérios de projeções de Draft. E o que significa isso? Que ele não vai entrar na NBA em um timeco qualquer da NBA. Pode ser que ele encontre um Portland doidinho para fazer uma dupla do barulho com LaMarcus Aldridge ou, quem sabe, um trio bacana com Greg Monroe e Brandon Knight no Detroit.

Agora é esperar, mas que se trata de um jogador absurdamente talentoso, isso ninguém tem dúvida. Com 19 anos, Rivers teve a média de 15,5 pontos, 3,4 rebotes e 2,4 assistências em Duke e tem tudo para brilhar por muito tempo na NBA.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.