Topo

Bala na Cesta

Memphis Grizzlies contrata polêmico Gilbert Arenas - será que vale a pena?

Fábio Balassiano

21/03/2012 02h05

Cheguei a postar aqui há algum tempo sobre o interesse do Los Angeles Lakers no ótimo-porém-instável armador Gilbert Arenas. Não rolou, você sabe, mas ontem o Memphis Grizzlies decidiu arriscar: assinou com Arenas até o final da temporada, e contará com o Agente Zero, como é conhecido, até o final do certame.

E aí fica a pergunta: foi uma aquisição da turma de Memphis? Sem ficar em cima do muro, eu digo que sim. Ninguém nota os caras direito no campeonato, mas sem Zach Randolph, que ficou lesionado por quase dois meses, o time que eliminou os Spurs na temporada passada está lá na quinta colocação do Oeste com 25-18 (mesma campanha do badalado Los Angeles Clippers – e escrevo antes do jogo desta terça-feira contra o Sacramento). Mas isso, obviamente, não é o bastante para ir longe no mata-mata, e com a chegada de Arenas o time ganha um pouco em imprevisibilidade no ataque, um jogador que cria seu próprio arremesso e mais um talentoso jogador na rotação que hoje já conta com Conley, OJ Mayo e Conley.

Meu único medo, de verdade, é que o gênio de Gilbert Arenas acabe por abalar a harmonia que parece existir no Memphis e a confiança do armador titular. Mike Conley tem jogado muitíssimo bem, e se ainda não é reconhecido como um jogador de elite da liga, ao menos ele não faz feio. Provavelmente seu tempo de quadra vai diminuir com a vinda de Arenas (ele joga 36,5 por noite – o máximo de sua carreira), mas eu espero que seus passes perfeitos e a sua noção de que a bola precisa quase sempre passar pelo ótimo garrafão formado por Marc Gasol e Zach Randolph não se percam com a loucura que normalmente o ex-atleta de Wizards e Magic imprime à armação (menos passes, mais chutes).

Acho, no final das contas, que o estilo de Gilbert Arenas e do Memphis (Conley incluído aqui) são diferentes, sem dúvida, mas que podem se complementar e dar um caldo bom. É bom só lembrar de uma coisa. O último bad-boy que jogou nos Grizzlies chama-se Allen Iverson – e o baixinho não durou três meses na franquia após reclamar do banco de reservas. Arenas sabe que jogará em um elenco que estará nos playoffs, para um técnico exigente (Lionel Hollins, um dos melhores do campeonato até agora) e que esta provavelmente será uma de suas últimas chances de atuar em alto nível na carreira.

É bom que ele não desperdice a oportunidade.

E você, concorda comigo? Comente na caixinha!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.