Topo

Bala na Cesta

É a loucura de março na NCAA, mas não precisava ser tão grande

Fábio Balassiano

18/03/2012 00h49

Acho que já contei isso pra vocês, mas o March Madness, a famosa loucura de março, é o período do ano que mais gosto. Aprende-se muito basquete, as torcidas são enlouquecidas e (falei sobre isso em entrevista ao ótimo Extra Time inclusive) e de vez em quando há algumas zebras imensas. O que eu não esperava, mesmo, é que elas, as zebras, começassem tão cedo – e contra duas das principais faculdades do torneio nacional.

Nesta sexta-feira, Duke, campeã em 2010 e dona de outros três títulos, enfrentou Lehigh, que compete em uma liga menor (Patriot League) e que nas quatro participações anteriores jamais havia vencido um jogo. E aí o que acontece? C.J. McCollum (na foto com a camisa 3), Junior que tem as ótimas médias de 22,1 pontos e 6,5 rebotes, desanda a acertar de tudo quanto é canto. Fez 30 pontos, apanhou seis rebotes e ainda deu seis assistências em uma exibição de dar gosto. Do outro lado, Austin Rivers, uma das maiores promessas do basquete norte-americano, terminou com 19, mas não impediu que o time de Coach K saísse com a derrota de 75-70. Foi a quinta vez que um número 15 no ranqueamento venceu o número 2 da chave. Seria muito, não?

Mas a sexta vez que isso aconteceria (o 2 vencendo o 15) foi na própria sexta-feira. Norfolk State, que joga em outra liga pequena (a Mid-Eastern Athletic Conference) estreava em torneios nacionais contra ninguém menos que Missouri, renomada faculdade dos Estados Unidos e que vinha cotadíssima para avançar longe na NCAA. O pivô Kyle O'Quinn (na foto com a camisa 10) teve 26 pontos e 14 rebotes, acabou com a defesa de Missouri e levou seu time a uma improvável vitória por 86-84.

Para quem gosta daquelas brincadeiras de palpitar (os famosos brackets), Lehigh e Norfolk State acabaram com toda graça (e eu nem falei da não menos surpreendente vitória de Ohio contra Michigan, outra favorita, por 65-60, hein). Meu chute para quem será o campeão continua lá, intacto (arrisquei em Kentucky, na final contra Florida State), mas do jeito que as coisas andam, acho bem provável que erre absolutamente tudo. No meu Final Four também estariam Michigan State e North Carolina.

E você, está acompanhando o March Madness da NCAA? Está gostando? Comente na caixinha!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.