Topo

Bala na Cesta

No Dia Internacional da Mulher, um beijo especial em Paula, que faz 50 anos no domingo

Fábio Balassiano

08/03/2012 01h09

Como vocês devem saber, hoje é o famoso Dia Internacional da Mulher. Pensei em homenagear todas as basqueteiras fazendo um texto clichê, dizendo que elas são demais, que são isso e aquilo, mas achei que não seria a minha cara. Aí, fuçando meus emails, achei um em que pedia uma entrevista especial a Maria Paula Gonçalves da Silva (esta da foto).

E pela primeira vez ela negou. E não foi por qualquer "problema" com este blogueiro, mas porque ela não queria muito confete por causa de seu aniversário de 50 anos que acontece neste domingo (disse ela que não via motivo para uma entrevista por conta do "evento"). Faz parte do método Paula de ser: discreta, educada e inteligente pacas.

Paula foi, disparada, a jogadora que mais admirei em quadra – e é ótimo continuar podendo admirar a sua postura e seu comportamento fora dela (guardo, até hoje, um elogio que o New York Times de 1996 fez a ela dizendo que Paula fazia o time brasileiro como nunca o basquete feminino havia visto na história). Dá gosto ver que uma menina que surgiu para a seleção brasileira aos 16, 17 anos ainda mantém o senso crítico apurado, a visão de esporte no lugar e uma vontade de fazer as coisas acontecerem empolgante.

Então fica aqui registrado o meu enorme beijo para Maria Paula Gonçalves da Silva. Magic Paula para quem gosta de basquete, Paula para alguns, gênio para todos.

Parabéns, Paula!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.