Topo

Bala na Cesta

Contra estrelas da WNBA, Damiris brilha mais uma vez e se consolida na Espanha

Fábio Balassiano

04/03/2012 12h40

Então a principal revelação do basquete brasileiro joga, pelo seu Celta, de Vigo, na Liga Espanhola contra o poderoso Ros Casares de Maya Moore, Sancho Lyttle, Lauren Jackson, Ann Wauters e Jana Vesela. Aos 19 anos e em um time fraco, tudo o que se esperaria de Damiris Dantas do Amaral (foto) era uma partida difícil, até com desempenho ruim na sexta-feira.

Mas aí você olha as estatísticas (aqui) e é impossível não abrir um sorriso. Damiris teve incríveis 16 pontos (matou até uma bola de três pontos), dez rebotes, duas bolas recuperadas e ótimos 19 de eficiência para liderar o seu time a um improvável jogo duríssimo contra o atual líder invicto do campeonato. Perdeu o Celta, é verdade, por 69-56, mas sua performance é absolutamente incrível para uma menina que nunca (repito: nunca) havia jogado um campeonato nacional feminino adulto.

Damiris, como se vê, não é uma menina comum. MVP do Mundial Sub19 e sendo olhada de perto pela WNBA, ela tem jogado muito bem em sua temporada de estreia na Espanha. Tem a 16ª melhor média de pontos da competição (13,4), é a 11ª em rebotes (7,5) e tem respeitáveis 11,6 de eficiência.

A ala-pivô tem muito a evoluir, é óbvio (seu percentual de arremesso ainda é baixo, embora tenha melhorado muito desde o começo da temporada – está em 39,2% atualmente), mas acho que está muito claro que se trata de uma menina especial (não é qualquer uma que chega contra Lyttle e Jackson e faz 16+10, não). Que siga em crescimento, porque está sendo muito bom acompanhar Damiris.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.