Topo

Bala na Cesta

Franca vence, mas está eliminado da Liga das Américas - é hora de rever todo o projeto

Fábio Balassiano

27/02/2012 02h15

Acabo de voltar da Fox Sports, onde comentei o jogo em que o Pioneros de Quinta Roo bateu o Unión Formosa por 96-94 na prorrogação, classificando-se na primeira colocação (os argentinos também avançaram). No outro duelo, Franca bateu o Fuerza Regia por 89-83 com 34 pontos de Basden. Apesar do triunfo, o time mais tradicional do basquete brasileiro termina a primeira fase de uma competição internacional com apenas uma vitória, e contra rivais sem tanta expressão assim, e eliminado precocemente. Está muito claro: algo precisa mudar em Franca.

E não falo, obviamente, de uma troca simples no comando da comissão técnica. Substituir Hélio Rubens é a atitude mais fácil, mais "resposta ao torcedor", mas não altera o rumo das coisas em Franca. O problema, a questão, é muito maior. É de gestão, de gerenciamento do maior projeto de basquete do país.

Quem deveria ser cobrado é Luís Carlos Teixeira (foto), presidente de Franca e responsável por um dos maiores orçamentos de basquete do país. E aqui eu também não falo sobre uma troca simples de elenco ("coloca a garotada", é o que mais ouço). Embora admita que Lucas Mariano, Felipe Taddei (agora machucado) e outros mais novos poderiam ter tempo de quadra, não é exatamente disso que estou falando.

Falta a Franca um projeto novo, remodelado de basquete. Viver só da história, que é linda e merece ser respeitada, não adianta muito. É preciso inovação (está aí o Paulo Barros, da Unidos da Tijuca, que não me deixa mentir), é preciso um mínimo de organização e um razoável conhecimento de basquete. Trazer alguém que entenda do jogo, da cidade, e esteja antenado com o que há de mais moderno na modalidade me parece imperativo, básico, urgente.

Franca é a cidade do basquete, e a maneira como está sendo gerenciado o clube precisa ser revista. Insisto: demitir alguém que ajudou a construir a reputação da equipe, agora, não faz o menor sentido (ou alguém acredita que trazendo outro técnico os francanos ganharão o NBB4 contra Flamengo, Pinheiros, Brasília ou São José dos Campos?). O que deve ser feito

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.