Topo

Bala na Cesta

Sobre Iziane, Olimpíadas e o que de fato acontecerá com ela

Fábio Balassiano

23/02/2012 14h37

O Jornal Folha de S. Paulo trouxe uma notícia hoje cujo título é: "Iziane troca Olimpíada por liga dos Estados Unidos". Assim, sem querer ser chato e nem pagar de advogado da Iziane (até porque ela não precisa disso, e nem eu estou a fim de exercer a função), mas alguns pontos precisam ser lembrados:
 
a) Conforme disse aqui há quase um mês, o calendário da WNBA PÁRA durante as Olimpíadas. Portanto, não é uma questão de escolher ou não a competição norte-americana. É possível jogar lá e depois partir para a seleção sem problema algum. E isso não é mencionado na matéria em momento algum. Se isso fosse verdade, os Estados Unidos não jogariam as Olimpíadas com seu time titular.
b) Repetindo o que coloquei aqui: caso Iziane, ou Érika, dispute(m) a WNBA, ela(s) sairia(m) dos EUA 15 dias antes de os Jogos de Londres começarem. Não é muito, mas tampouco é excludente. Insisto: ela(s) chegará(ão), sim, em condição de jogar as Olimpíadas pelo Brasil.
c) Em entrevista a este blogueiro aqui, Iziane disse há quase três meses que queria ficar no Brasil se preparando para os Jogos de Londres. Mas que dependia da Confederação Brasileira, pois não poderia ficar sem receber por quase quatro meses. Justíssimo, ao meu ver. O que fez a CBB para manter uma de suas atletas mais talentosas? Nada, necas, nenhum plano, bulhufas. Lembrando que o orçamento da entidade máxima beira os R$ 25 milhões/ano, e nenhum projeto foi para o ano de 2012 foi apresentado.
d) Iziane também dá mole ao não explicar ao repórter o que de fato acontecerá com sua carreira. Não custava ela pontuar que jogar na seleção não excluir jogar na WNBA – e vice-versa. Faltou orientação e sobretudo malícia para não pescar o que o repórter queria.
e) Ah, e só uma pergunta ao trabalhador que está aí do outro lado da tela: você ficaria três ou quatro meses sem receber para defender a sua seleção? Responda com sinceridade!
f) Por fim, o atual campeão da WNBA é o Minnesota Lynx.
 
Nada contra o jornal, e muito menos contra o jornalista, a quem respeito, mas do jeito que a informação foi divulgada, a conclusão que o público tira é bem diferente da realidade que realmente existe. O título e a matéria não são fieis ao que verdadeiramente acontece. É uma pena.

Iziane pode nao jogar as Olimpíadas, mas nao será por causa da Wnba. Simples.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.