Topo

Bala na Cesta

Com quatro brasileiros, começa hoje a Copa do Rei na Espanha

Fábio Balassiano

16/02/2012 00h23

Começa hoje, em Barcelona, um dos eventos mais bem organizados do basquete mundial com transmissão da Bandsports. É a Copa do Rei, que será disputada no Palau Sant Jordi, provavelmente o ginásio mais bonito que este humilde blogueiro já conheceu. E haverá brasileiros em quadra (o fato foi destaque no site oficial, inclusive). São quatro: três armadores (Huertas, Luz – ambos na foto – e Raulzinho), além do ala-pivô Augusto Lima.

Para quem não conhece, a Copa não é "só" um evento esportivo que reúne os oito primeiros da Liga ACB em uma competição de mata-mata em três dias consecutivos (os duelos são: Barcelona, de Huertas, x Alicante, de Luz, Baskonia x Lagun Aro, de Raulzinho, Málaga, de Augusto, x Sevilla e Real Madrid x Fuelabrada), mas principalmente um espaço em que se debate, estuda-se, conversa-se basquete.

Não é surpresa, portanto, que do lado de fora dos ginásios existam uma série de lojas onde os torcedores compram, clínicas com técnicos renomados e ações de comunicação voltadas para o público que vive, gosta e consome basquete regularmente (e aí, obviamente, há uma série de pessoas que vão para aprender como os espanhóis estão tão avançados, em termos de gestão, no basquete – e aqui vai o parabéns a Claudio Mortari Junior, profissional brasileiro que segundo o site da Liga ACB está lá para conhecer melhor como funcionam as engrenagens do segundo mais evoluído do mundo.

Para quem já teve a oportunidade de participar de um momento como este (eu fui em 2006, em Madrid, quando o Baskonia, de Prigioni e Tiago Splitter, venceu o Valencia por 85-80 na final), é uma aula de como planejar grandes eventos, de como captar, reter e fidelizar clientes e principalmente de como transformar um "simples" jogo de basquete em um programa familiar, divertido e, principalmente, rentável.

E jogar em casa, para o Barcelona, traz ótimas lembranças. Para quem não sabe, o Palau Saint Jordi foi projetado para ser a sede do basquete nas Olimpíadas de 1992 pelo japonês Arata Isozaki. Para se ter uma ideia do que o ginásio representa para os catalães, foi lá que os blaugranas conquistaram a sua primeira Euroliga, em 2003, depois de cinco derrotas seguidas em decisões (o time tinha Anderson Varejão, lembram?). Se isso não bastasse, foi lá que o Barça bateu os Lakers por 92-88 em outubro de 2010, na segunda vitória do time contra um da NBA (a primeira foi em 2006 contra os Sixers).

Por isso, se pudesse apostar, diria que o atual bicampeão Barcelona sai com o caneco (seria o décimo-primeiro na "Era Moderna", ou seja, as competições disputadas neste formato de três dias seguidos que acontece desde 1987). E para você, quem será que leva o título? Comente na caixinha!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.