Topo

Bala na Cesta

Talentosas, alas Iziane e Ariadna voltam a medir forças na LBF

Fábio Balassiano

13/02/2012 11h30

Se tem um jogo que eu queria acompanhar nesta LBF é este entre Maranhão e Santo André que acontece hoje, às 21h, em São Luís (uma pena o Sportv não exibir). Pouco pelo confronto entre o quinto e o sexto colocado da temporada regular, e cujo favoritismo pende para o time do ABC, obviamente.

Falo, de verdade, sobre o espetacular duelo que deve ser travado entre a maranhense Iziane e a cubana Ariadna, as duas melhores alas do país (em minha opinião, claro) que voltam a dividir a mesma quadra de basquete (antes do duelo do turno, elas se enfrentaram nas finais do Nacional de 2007, quando Ourinhos, de Iziane, venceu Catanduva, de Ariadna, por 82-80 no dia 3 de março de 2008 para fazer 3-2 na série em uma das melhores finais de Nacionais que este blogueiro aqui viu) .

Iziane e Ariadna já se enfrentaram oito vezes, com quatro vitórias para cada lado (as de Iziane foram por Ourinhos, e três das quatro da cubana foram por Catanduva no Nacional de 2007 – a outra, no turno desta LBF). No duelo de pontos, as duas também empatam (quatro para cada lado), embora a média de Iziane em duelos contra Ariadna seja ligeiramente superior (18,1 contra 17,6, incluindo, aí, uma atuação soberba de 44 pontos da maranhense no dia 17 de janeiro de 2008, último jogo da fase regular do campeonato daquele ano).

Iziane, como disse no post ontem por aqui, é a cestinha e principal jogadora da segunda edição da LBF. Lidera, com folgas, a tabela de pontuadoras (26,4), mas ainda não conseguiu levar o seu Maranhão a vitórias contra os grandes (e nem sei se é justo cobrar isso dela, e só dela, já que o basquete ainda é um esporte coletivo). Ariadna, por sua vez, começou irregular como quase todo o time de Santo André, mas agora está encontrado o melhor ritmo. Dona de um basquete ao mesmo tempo refinado, audacioso e físico (ela joga muita bola!), já registra 14,3 pontos e 4,3 rebotes – a se lamentar, apenas, seu aproveitamento nos três pontos (13,3%) deixe a desejar.

São duas jogadoras talentosíssimas, que jogam um basquete bonito e arriscado (estão entre as dez que mais erram na competição) e que merecem toda a atenção nesta noite. Com ou sem TV, vale a pena acompanhar as estatísticas para saber quem vence o duelo individual. Quem for ao Castelinho (vai estar lotado hoje, não vai?) verá, sem dúvida, um grande espetáculo!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.