Topo

Bala na Cesta

Rivalidade entre Magic Johnson e Larry Bird vira peça de teatro na Broadway

Fábio Balassiano

02/02/2012 00h32

O roteirista Eric Simonson (ganhador do Tony Award em 1993) terminou de ler o livro "When Pride Still Mattered: A Life of Vince Lombardi", sobre o técnico Vince Lombardi, lenda do futebol-americano, e pensou: "Eu consigo fazer uma peça de teatro sobre isso". E fez. "Lombardi" estreou na Broadway em outubro de 2010 e até que foi bem recebida pela crítica dos Estados Unidos.

E aí, como quem não quer nada, Eric foi ler "When the Game Was Ours", livro sobre a rivalidade entre duas lendas do basquete norte-americano: Magic Johnson e Larry Bird, mitos do esporte e referências da modalidade nos anos 80. E aí o cara pensou de novo: "Poxa, consigo transformar em peça também". E é o que os Estados Unidos e o mundo verão a partir de 21 de março na Broadway (em 27 de fevereiro haverá a pré-estreia). Com direção de Thomas Kalil, "Magic/Bird" tem tudo para um grande sucesso no teatro.

Os preços não são lá muito baratos (o mais em conta sai a US$ 121 e as camisas, a US$ 20), mas pelo que a imprensa norte-americana tem falado os 90 minutos de peça serão realmente fantásticos. De acordo com os releases divulgados pela produção, que teve que cortar um dobrado para achar atores tão altos quanto os atletas (Kevin Daniels será Magic Johnson e Tug Coker, Larry Bird), o foco será, claro, a rivalidade entre a dupla de 1979 a 1992, mas sem esquecer da grande amizade que Magic e Bird tinham mesmo quando Lakers e Celtics se engalfinhavam nas quadras de Los Angeles e Boston.

De acordo com os empresários dos ex-jogadores, ambos estão extremamente orgulhosos e animados com a montagem da peça, algo que jamais esperavam que aconteceria. O ponto alto, acrescentam os produtores, será o desfecho da carreira "casada" de ambos, nas Olimpíadas de 1992, em Barcelona, quando Larry Bird acaba por colocar um ponto final em sua vida de atleta.

Esta será a primeira peça já produzida sobre basquete na Broadway, e conta com apoio da NBA na empreitada. Veja, abaixo, o vídeo promocional da peça (está em inglês, mas há a opção, apertando o CC no Youtube, de colocar legendas em português), que, diga-se, não conta com o sempre discreto Larry Bird.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.