Topo

Bala na Cesta

Argentina convoca oito e traz medalhista Sergio Hernandez para ser assistente-técnico

Fábio Balassiano

27/01/2012 15h35

A principal notícia do basquete "olímpico" masculino ontem foi a pré-convocação da argentina para os Jogos de Londres (aqui a matéria completa).

Estão lá os conhecidos nomes de Manu Ginóbili, Luis Scola, Carlos Delfino, Andres Nocioni, Pablo Prigioni, Hernan Jansen, Leonardo Gutierrez e Juan Pedro Gutierrez, mas ao menos para mim o maior impacto do anúncio feito ontem por Julio Lamas, o técnico principal, foi a aquisição de Sérgio Hernandez para o cargo de assistente-técnico (ambos na foto – Lamas à esquerda).

Para quem não sabe, Sergio Hernandez já dirigiu a seleção argentina (entre 2005 e 2010), e fez um trabalho excepcional com os hermanos. Foi quarto colocado no Mundial de 2006, no Japão (quem lembra da semifinal com a bola de três de Nocioni que não caiu?), e bronze olímpico na China dois anos depois. Mas isso não é tudo. Fora o lado técnico da coisa (ele poderá ajudar a melhorar uma defesa que não foi muito boa no Pré-Olímpico de Mar del Plata), Oveja, como é conhecido, levou Lamas para ser assistente-técnico em 2008, e agora Lamas retribui o gesto (prova que dois dos melhores treinadores do país se dão muito bem).

Além disso, e aqui talvez esteja o ponto central, Sergio mantém relação bem estreita com a família Ginóbili. E cercar a principal estrela da companhia hermana com alguém tão próximo e querido é uma decisão pra lá de acertada da Confederação local. Manu deve se despedir do selecionado platense nas Olimpíadas de Londres, todo mundo sabe disso, e estará motivado pacas ao lado do técnico que o lançou (Lamas) e daquele com quem tem mais afinidade pessoal. Os dois (Oveja e Manu) se conhecem desde que o ala dos Spurs tinha 10 anos. Os dirigentes sabem que deixar o timoneiro da companhia feliz é meio caminho andado para que a seleção não perca o rumo.

Se alguém duvidava que a Argentina brigaria por medalha em Londres, acho bom não duvidar mais. O último recital da geração mais vitoriosa do país promete ser um sucesso.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.