Topo

Bala na Cesta

No Wade, no problem para LeBron James em Miami

Fábio Balassiano

19/01/2012 11h20

Na terça-feira, o Miami pedria por 17 do Spurs e se viu em perigo. Poderia ser a quarta derrota consecutiva, mas LeBron James, sumido no primeiro tempo apareceu. Terminou com 33 pontos, dez assistências e cinco rebotes em 35 minutos e 21 arremessos na vitória dos Heat sobre o San Antonio Spurs por 120-98 na Flórida (sim, foi um vareio de 71-35 no segundo tempo). E aqui vem o detalhe que precisa ser falado: Dwyane Wade não jogou.

E aí não é uma questão de dizer que LeBron joga melhor sem Wade em quadra, mas sim de procurar os números para entender o que diabos acontece quando os dois principais alas do Miami não estão jogando juntos. Em termos de vitórias e derrotas, os Heat têm 12-1 desde a temporada passada quando Dwyane Wade esteve fora. Mas não é só isso.

Em Cleveland, para se ter uma ideia, James tinha 23,1 arremessos por jogo de média. Nos Heat desde que chegou, 18,8. Nos jogos sem Wade, 22,8. Além disso, desde a temporada passada o camisa 6 tem 25,2 pontos num índice calculado sobre 40 minutos com Wade em quadra, e absurdos 35 quando o camisa 3 encontra-se fora ou no banco de reservas (seus chutes, nestes dois cálculos, sobem de 17 para 25,5 quando Wade não está em quadra). Muita diferença, não?

Como bem lembrou LeBron depois do jogo, a situação para ele não é exatamente nova: "Já estive nessa posição de ter que decidir quase tudo sozinho antes pois não tinha outra boa opção na ala. Não é que eu queira carregar o jogo sozinho, mas você precisa fazer algo para ajudar o time".

Antes que digam que Wade é a peça que sobra em Miami, aqui vai um dado pra lá bacana também: o saldo positivo quando a dupla atua é de 11,9 contra 6,3 quando LeBron joga em Wade a cada 100 posses de bola – ou seja, ambos são extremamente necessários.

De todo modo, até o final de janeiro serão oito dos nove jogos em casa e mais do que nunca o lado decisivo de LeBron, quase sempre tão escondido nesta temporada, precisa aparecer: seu saldo quando o jogo está com diferença de cinco ou menos pontos a cinco minutos do final é de -11, seu aproveitamento é de 33,3% e sua pontuação nestes finais de jogo é de 2,6 – a de Kobe Bryant chega a 5,9.

Enquanto Dwyane Wade não volta, os Heat contam com ele para entrar nos trilhos de vez. O primeiro jogo da série na Flórida será contra… os Lakers de Kobe Bryant. Nada mal para começar a mostrar que, sim, LeBron está maduro para assumir de vez o controle.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.