Topo

Bala na Cesta

Cada vez mais completo, Derrick Rose tem 'abusado' neste começo de temporada

Fábio Balassiano

14/01/2012 16h20

Vi ontem o bom jogo entre Chicago Bulls e Boston Celtics. Vitória dos Bulls, fora de casa, por 88-79, mas a história do jogo é que os verdinhos tinham 20 pontos de déficit, foram buscar, mas não tiveram gás para virar a peleja (inacreditavelmente Paul Pierce ainda não estreou no campeonato – ontem foram 3/12, -18 no +/- e ao todo na temporada ele registra 13,7 pontos e 36,6% nos arremessos, piores índices da carreira). Mas há algo que precisa ser dito: Derrick Rose, o atual MVP da NBA, tem jogado muita, mas muita bola mesmo neste começo de certame.

Ontem ele anotou 12 de seus 25 pontos no último período – e justamente quando o Chicago estava mais acuado com a reação do Boston (alguns, como você verá abaixo, com grau de dificuldade absurda). Acho que esta tem sido a grande qualidade deste agressivo armador: "salvar" seu time quando preciso (sua média nos últimos cinco minutos das partidas decididas por cinco ou menos pontos de diferença é a maior da NBA atualmente, com 4,8 pontos e um +/- de 3,6). Ao todo, sua pontuação caiu de 25,5 para 21,1, mas Rose mostra amadurecimento quando passa a selecionar melhor os arremessos (seus 19,7 chutes em 2010-2011 caíram para 16 em 2011-2012) e acreditar mais em seus companheiros (de 7,7 para 8,5 assistências).

Por isso mais do que nunca é possível acreditar que o título pare em Chicago ao final desta temporada. Embora o calendário seja maluco (os Bulls farão hoje, em casa, o décimo jogo em 14 dias de 2012), o time continua com uma defesa sufocante (a menos vazada com 85,1), o elenco cada vez mais maduro (Luol Deng talvez seja o maior exemplo) e o craque do time não pára de evoluir.

Sobre a jogada que mencionei acima, ontem quando vi o jogo comentei com meu irmão, torcedor do Bulls, que a bandeja de Derrick Rose me lembrou a de Michael Jordan contra os Lakers há 20 anos. Sem querer comparar os jogadores (por favor, hein) e nem os momentos (por favor, hein!), mas vejam só que beleza!

ROSE

JORDAN

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.