Topo

Bala na Cesta

Da Prancheta: Dwight Howard quebra recorde de lances-livres batidos na NBA

Fábio Balassiano

13/01/2012 11h30

39 – Foram os lances-livres batidos pelo pivô Dwight Howard, na vitória do seu Orlando Magic na noite de ontem contra o Golden State Warriors, fora de casa, por 117-109. O pivô superou a marca de seu ídolo, o lendário Wilt Chambelaim, que cobrou 34 em 1962 contra o St. Lous, acertou 21, terminou com 45 pontos e ainda apanhou 23 rebotes.

D12 também quebrou outra marca, a de conseguir o famoso 40+20 em pontos e rebotes. Desde 2003, quando Shaquille O'Neal anotou 48 pontos e 20 rebotes contra o Boston Celtics isso não acontecia na NBA.

O número alto de lances-livres de Howard se explica. Em sua primeira temporada como técnico, Marc Jackson, que já foi um jogador cerebral, apelou para as faltas intencionais que levariam o pivô para a linha de arremessos (ele tem 59,5% de aproveitamento na carreira). Não deu lá muito certo e seus dois pivôs estouraram com faltas (Biedrins e David Lee), o que gerou uma reação engraçada de Stan Van Gundy, treinador do Orlando: "Falei para os meus assistentes ficarem um pouco relaxados, porque vi que não haveria jogo nesta noite. Eles queriam as faltas, e deixei Dwight relaxado".

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.