Topo

Bala na Cesta

Depois de duas derrotas, Maranhão tenta a primeira vitória na LBF

Fábio Balassiano

09/01/2012 15h30

No sábado, na rodada da Liga de Basquete Feminino, o atual campeão Santo André recebeu o Maranhão, de Iziane (foto). Fez fáceis 90-64 com 18 pontos de Ariadna e impôs a segunda derrota consecutiva do time do Nordeste. Hoje às 20h, com transmissão do Sportv, as maranhenses jogam contra Blumenau.

Não sei se é correto reclamar do calendário de um time que começou a competição depois dos outros, mas é no mínimo cruel o que está acontecendo com o Maranhão neste começo de participação de LBF. O time enfrentou Americana na quinta-feira à noite, "desceu" para São Paulo no fim de semana e nesta segunda-feira vai para o Sul do país. Somadas as distâncias, dá mais de 3.650km em menos de cinco dias. Muita coisa, não?

Aumentando o "drama" de um time ainda em formação, Iziane segue procurando a melhor forma (7/22 até aqui) e as opções no banco de reserva estão abaixo da crítica (no par de pelejas, apenas 16 dos 117 pontos não vieram das titulares). O maior exemplo de é a armadora reserva Aruzha, que, é bom lembrar, esteve na campanha do bronze da seleção Sub-19 no Mundial do Chile. Em péssima condição física (ela tem 1,66m e pesa 69kg), a jovem (19 anos, gente!) estreou com quatro erros em quatro minutos e depois, no sábado, errou seus dois arremessos e desperdiçou duas bolas (-7 de eficiência somado).

Para dizer a verdade, meu único medo é que as derrotas (que poderão, e até deverão, continuar) tirem um pouco da vontade das empresas locais em investir na equipe maranhense. Tudo o que o basquete feminino brasileiro não precisa neste momento é de equipes que surgem e logo sumam da modalidade. Em se tratando de uma praça que consegue colocar sete mil pessoas no jogo de estreia, então, nem se fala.

Jornalista não torce, é verdade, mas não custa nada esperar que o trabalho do Maranhão continue após a LBF de 2011. Com vitórias ou derrotas, é o que sinceramente eu espero.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.