Topo

Bala na Cesta

Mais fraco, campeão Dallas tenta manter o título no Texas confiando em Nowitzki

Fábio Balassiano

25/12/2011 12h23

Engraçado, né. Passou a pré-temporada e quase ninguém falou do Dallas Mavericks. Foi assim no playoff passado quase todo, e pelo visto isso não vai mudar. A diferença é que agora trata-se do atual campeão da NBA. E campeão que vem bastante modificado para a temporada que começa hoje justamente contra o Miami, time vencido nas finais que consagraram Dirk Nowitzki e companhia.

Do time que começou a partida número 6 contra o Miami no dia 12 de junho de 2011, não estão mais em Dallas o porto-riquenho JJ Barea (o time sentirá muito a falta dele – podem anotar!) e Tyson Chandler (Knicks). No banco também não ficaram Peja Stojakovic (aposentado), Corey Brewer e DeShawn Stevenson (Nets), isso sem falar em Caron Butler, que, lesionado, não jogou o fim da temporada e se mandou para os Clippers há um mês. Além deles, Rudy Fernandez foi contratado, mas diretamente trocado para o Denver. Muita mudança, não?

Chegaram Lamar Odom, Sean Williams, Vince Carter e Brandan Wright, é verdade, mas a verdade pra mim é uma só: o time é mais fraco do que o que foi campeão há seis meses. Perde-se muito com a saída de Barea (a velocidade que ele imprimia após o primeiro drible no ataque será muito sentida), com a ausência defensiva de Tyson Chandler (Haywood vai sofrer com as comparações…) e com a nulidade de Vince Carter na marcação. Por outro lado, a experiência, a versatilidade e a explosão física de Odom será ótima para um elenco que precisava ser mesmo mais físico.

De todo modo, o maior "ativo" dos Mavs ainda está lá. É Dirk Nowitzki (foto), craque da franquia que vem descansado para esta temporada. E vamos combinar que quem tem Nowitzki já tem muita coisa, não? Sobrou, literalmente e mais uma vez, nas mãos do alemão pra decidir.

Será que ele repete o feito da temporada passada?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.