Topo

Bala na Cesta

Finais da LDO, ótima pedida antes de fechar 2011

Fábio Balassiano

24/12/2011 13h32

O ano do basquete brasileiro adulto terminou, é verdade, mas pra quem gosta da modalidade há uma pedida e tanto nos últimos dias de 2011: é o quadrangular da LDO, a Liga de Desenvolvimento Olímpico Sub21, competição organizada pela LNB. Flamengo, Bauru, Brasília e Paulistano se classificaram e medem forças aqui no Rio de Janeiro entre os dias 27 e 29 de dezembro (as partidas serão no Tijuca Tênis Clube, Zona Norte da cidade).

E nomes que podem render frutos ao basquete brasileiro em pouco tempo não faltam. De Brasília vem o gigante Ronald, que atualmente já integra a equipe adulta com razoável espaço neste começo de NBB4 (12,6 minutos). De Bauru, a dupla Gui e Lucas Avelino (leia mais sobre ele aqui) chama a atenção. Do Paulistano, cujo trabalho nas divisões de base é excelente, Erick é um dos maiores destaques (outro que tem jogado a competição entre os adultos – 12,3 minutos). E do Flamengo há um duo que tem feito estrago na LDO.

Com as médias de 22,4 pontos, 14,8 rebotes e 24,1 de eficiência (líder do quesito em todas as categorias) na fase regular, o estiloso Fred, o Varejinho, Duarte não teve problemas para ir muitíssimo bem no hexagonal que terminou ontem. Registrou 19,4 pontos (67,3% de aproveitamento), 11,6 rebotes e 20 de eficiência. Ao seu lado está Gegê (foto), armador que disputa o NBB4 pelo Tijuca (21,7 minutos), mas está na LDO pelo Flamengo. Com enorme futuro, ele teve, no hexagonal, com 16,2 pontos, 9,4 assistências (o líder no quesito, com mais do que o dobro em relação ao segundo colocado) e 12,4 de eficiência. A dupla registra 50% dos pontos feitos pelo time de Chupeta.

Quem for ao Tijuca deve ver grandes duelos neste fim de ano. Bons valores não faltam.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.