Topo

Bala na Cesta

Em reunião, Liga Nacional critica imprensa: "imprensa foca em notícias ruins"

Fábio Balassiano

14/12/2011 00h20

A Liga Nacional de Basquete se reuniu ontem em Franca, e decidiu que os francanos receberão novamente o Jogo das Estrelas do NBB (entre 9 e 10 de março). Mas isso não foi o que mais chamou a atenção no release enviado pelo time da cidade. Vou reproduzir aqui o que foi escrito (contando ninguém acredita):

"Situação de declaração à imprensa: necessidade de um cuidado especial com a LNB, pois imprensa foca em notícias ruins".

Aí, curioso que sou, fui olhar o regulamento e o "Manual de Normatização de Arenas e Transmissão" da LNB para ver o que exatamente a entidade pensa sobre o trabalho da imprensa (que, claro, só "foca em notícias ruins"). Encontrei coisas interessantes. Reproduzo abaixo (corrigindo os eventuais erros):

1- É proibida a presença de outras empresas de mídia, público e pessoas não autorizadas na quadra do jogo, mesmo durante os intervalos. Somente será permitido o acesso após o encerramento do sinal de transmissão, que será informado pelo produtor responsável da SporTV.

2- Não entrevistar o mesmo atleta ou membro da comissão técnica enquanto o mesmo estiver concedendo entrevista à emissora que detém os direitos de transmissão ou se posicionar atrás do entrevistado.

3- Durante o jogo zelar pela imagem produzida pela emissora que detém os direitos de transmissão. Em um pedido de tempo pela equipe requisitante ou visitante, não colocar o microfone ou qualquer outro aparato para colher o som de forma que o mesmo apareça na transmissão.

4- Caso essas solicitações não sejam atendidas o repórter deverá ser convidado a se retirar da quadra e o veículo não receberá mais autorização para fazer suas transmissões da quadra.

5- O clube mandante deverá orientar o público a sentar-se,inicialmente, no lado oposto às câmeras de TV.

Prefiro nem comentar muito a respeito, pessoal (e há mais casos, obviamente, mas prefiro poupá-los). De verdade mesmo, é um assunto chato, desgastante e repetitivo (porque não há mudanças).

Não vou ficar aqui explicando o que é jornalismo (acho que vocês são suficientemente inteligentes para saber o que é bom jornalismo e o que é jornalismo puxa-saco), mas este tipo de raciocínio da LNB (de que a imprensa só foca em notícias ruins") é pequeno, raso e tacanho demais para uma entidade, e uma modalidade, que quer(em) crescer (e me admira que uma assessoria de imprensa séria como a de Franca emita um comunicado com estas palavras). Talvez o fato de o maior parceiro da Liga ser uma empresa de comunicação (que tanto ajuda nesta construção de pensamento único) ajude nesta pensata por parte dos representantes da Liga Nacional.

Para essa galera, imprensa boa é imprensa que apóia – como se isso fosse função, prerrogativa, da imprensa. É uma pena que assim pense a entidade que é vista como a responsável pelas mudanças no basquete brasileiro.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.