Topo

Bala na Cesta

Olho nele: jovem Cristiano Felício começa bem no NBB4 pelo Minas

Fábio Balassiano

27/11/2011 11h40

No Mundial Sub19 da Letônia, os olhos brasileiros estavam voltados para Lucas Bebê e Raulzinho. Mas quem viu os números (apenas um jogo foi transmitido, é bom lembrar) e conversou com quem esteve lá ficou muito impressionado com a evolução do ala-pivô Cristiano Felício, de 2,06m e apenas 19 anos.

De reserva na Copa América em 2010 (atuou em apenas três jogos e um total de 13 minutos), Cristiano saltou para as respeitáveis médias de quase 24 minutos, 9,5 pontos e 7,1 rebotes no ano seguinte – e em uma competição bem mais difícil, o Mundial (os números são bem parecidos com o de Lucas Bebê, por exemplo). Com a renovação da equipe do Minas, esperava-se que ele ganhasse tempo de quadra e aproveitasse a oportunidade.

E é o que vem acontecendo. Em sua estreia no NBB4 contra o São José, teve problemas para deter Murilo (22+8), mas até que foi bem no ataque com dez pontos (além de quatro rebotes). Na quinta-feira, contra o forte e experiente elenco do Flamengo (duelos contra Kammerichs, Caio Torres e Teichmann no garrafão), Cristiano foi muito, muito bem: 14 pontos, oito rebotes e ótimos 20 de eficiência em 26 minutos. Ontem, como todo jovem que oscila, o rapaz não foi tão bem contra o Tijuca: 3+6 na derrota de seu time.

A grande vantagem de jogar em time jovem e sem grandes estrelas é que Cristiano terá tempo de quadra para aprender, errar e crescer. A julgar pelo seu começo, o futuro parece ser empolgante. Alto, forte, com braços longos e ótima mobilidade, Felício possui razoável arsenal de "golpes" no ataque e um tempo de bola excelente na defesa. É bom ficar de olho no rapaz.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.