Topo

Bala na Cesta

Uberlândia estreia bem - olho no time de Chuí!

Fábio Balassiano

20/11/2011 14h04

Ontem falei aqui sobre o primeiro escalão de forças do NBB (Brasília, Flamengo e Pinheiros). Dois deles estrearam neste sábado, e outro time forte, bem forte, também jogou. Foi Uberlândia, que também suou um pouco no começo (44-37 no primeiro tempo) para depois bater Araraquara por 102-69. E há algumas coisas importantes a serem ditas sobre o time de Chuí.

A primeira é sobre Chuí, técnico que começou de maneira bastante irregular a sua carreira, mas que agora parece ser acertar. Não curtia muito o seu jeito explosivo no banco (bem diferente de quando atuava, né), mas pelo que vi no último NBB ele parece estar mais calmo (o que é ótimo). Dentro de quadra, a base bem experiente foi mantida (Valtinho – na foto -, Cipolini, Soró, Estevam, que está lesionado neste começo, e os americanos Collum e Day) e ainda há por lá jovens que podem fazer a diferença em uma competição longa (o armador Henrique Coelho, o pivô Leonardo e o ala Dida – todos muito promissores). Isso, claro, sem falar no interminável Brasília, que também dá as suas cartas por lá (seis pontos na estreia).

Diante de um adversário frágil, Uberlândia sofreu, é verdade, mas isso pode ser explicado pela falta de ritmo que o time sofrerá neste começo de temporada. Como jogou um Estadual muito fraco, o Mineiro, pode ser que tenha alguns problemas neste começo. Amanhã, contra Limeira, também em casa, o time será mais bem testado e terá seu potencial avaliado. É bom ficar de olho. Time que tem Valtinho, que ontem beirou o triplo-duplo (dez pontos, nove assistências e oito rebotes), normalmente vai longe em Nacionais.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.