Camisa de Splitter já à venda na Espanha - quanta diferença pro Brasil
Como você leu aqui neste blog, Tiago Splitter já é jogador do Valencia, da Liga ACB espanhola. E para lucar com a vinda de uma estrela o clube não perdeu tempo (como deve ser). No site oficial já é possível comprar a camisa número 7 com o 'Splitter' que tanta por €45 (aqui a notícia completa). Ou seja: menos de 12 horas após anunciar oficalmente a contratação do brasileiro, a agremiação fez o circuito completo (divulgação-promoção-venda-retorno – isso sem falar na fidelização dos clientes).
Agora vejamos um exemplo brasileiro. No dia 18 de agosto (leia aqui a notícia completa) o Flamengo anunciou a contratação de Leandrinho. Lembremos: o cara é jogador da NBA, foi escolhido o melhor reserva da melhor liga do mundo não faz muito tempo e… nada foi feito em relação a sua imagem até então no Brasil.
Camisa na loja oficial do clube mais popular do Brasil? Não há. Promoção em torno de seu nome para a estreia do Flamengo no NBB4 neste sábado? Inexiste (pergunte, amigo leitor, pra algum amigo seu que não é viciado em basquete se ele sabe algo sobre o campeonato que começa daqui a dois dias). Campanha maciça de mídia por parte da Liga Nacional de Basquete com o maior reforço da temporada? Necas (nem nas redes sociais há volume…).
Tudo bem que são dois mundos completamente distintos (Europa e Brasil), mas é absurda a diferença em termos de comunicação/marketing nas duas praças e a forma como são administradas os clubes/entidades. Tiago é um ídolo na Espanha, e em menos de 12 horas tem a sua camisa sendo vendida pelo clube, que espera lucrar com a vinda dele (esportiva e financeiramente). Aqui no Brasil? Os dirigentes continuam achando que apenas o fator quadra é suficiente.
Até quando?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.