Topo

Bala na Cesta

Mico anunciado: Vitória anuncia desistência do NBB a quatro dias da estreia

Fábio Balassiano

15/11/2011 13h12

Seguindo na linha do "não dá pra dizer que não era esperado", Vitória anunciou hoje que desistiu de participar do NBB que começa no próximo sábado (a estreia da equipe seria contra Bauru, no interior de São Paulo, às 18h). A notícia está no site da Globoesporte.com. Vamos a alguns pontos.

1- Acabei de conversar com Sérgio Domenici, gerente-executivo da Liga Nacional de Basquete, que me garantiu o seguinte: em relação à tabela de jogos, nada muda. Em relação aos oito times paulistas, que agora constituem mais de 50% dos clubes participantes, tampouco será feita alguma coisa com o campeonato para começar. De todo modo, Sérgio me disse que hoje, às 16h, Alarico Duarte (foto), do Vitória, terá uma reunião para ainda tentar salvar a temporada do clube capixaba. Mas ele mesmo (Sérgio) reconhece que é muito difícil.

2- O que aconteceu com Vitória é bem simples. A Arcelor Mittal, gigante da siderurgia mundial, cancelou todos os contratos de patrocínio esportivos e culturais na última sexta-feira. Dentre os que acabaram ficando sem a grana da Arcelo Mittal está o Vitória, que recebeu a informação no fim da tarde.

3- No café da manhã com o pessoal da Liga Nacional, este blogueiro aqui perguntou sobre as condições que algumas equipes teriam (ou não) de disputar um torneio bacana e organizado como o NBB. Mencionei, nominalmente, Vitória e Araraquara. Lula Ferreira, responsável pela parte técnica, disse que sim, que as duas equipes poderiam. Sergio Domenici, gerente-executivo, respondeu afirmativamente pela parte financeira/operacional. Pelo visto…

4 Sem dúvida alguma é um mico retumbante para a Liga Nacional, que vinha tentando organizar o basquete sem que este tipo de notícia, tão comum nos últimos anos, voltasse a acontecer. E aconteceu com vitória a quatro dias do começo da competição. Uma mancha absurda para a LNB.

5- Do meu canto, eu sinceramente acho (e já escrevi sobre isso aqui) que a LNB deve ser mais rígida em seus critérios para aceitar um clube em seu campeonato. É preciso ver os contratos de patrocínio, avaliar os elencos, ver a estrutura de treinos e jogos para, aí sim, dar a chancela final para que uma agremiação entre na competição. Da maneira como são feitas as coisas atualmente, micos como o de hoje do Vitória voltarão a acontecer sempre. É uma pena.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.