Topo

Bala na Cesta

Atletas recusam proposta da NBA, dissolvem sindicato e vão processar donos

Fábio Balassiano

14/11/2011 17h34

Aconteceu o que ninguém queria. Os atletas anunciaram hoje, em Nova Iorque, que não aceitaram a última proposta financeira da NBA (o tal BRI, a divisão dos lucros, foi o que mais "pegou"). Mas eles foram além: anunciaram a dissolução do sindicato (esta é uma maneira de barrar a negociação do jeito que está) e que irão processar os donos das franquias da liga.

É triste, é um tapa na cara do fã de basquete, mas todo mundo sabia que isso poderia acontecer. Foram decisões erradas atrás de decisões erradas (das duas partes, é bom que se diga – não há um lado certo e outro errado, não) e agora estamos assim: a chance de não haver a temporada 2011-2012, que já era grande, hoje é imensa, imensa mesmo.

Todo mundo sabe que amo basquete europeu, que assisto qualquer jogo do basquete nacional, mas não ter os jogos da NBA na televisão (e no computador também) causa mais do que tristeza. Acho que a maioria da galera que gosta da modalidade começou assistindo às partidas de Michael Jordan e cia. Em 1998 foi um aviso. Hoje a confirmação daquilo que ninguém esperava.

Os donos tiveram o "match-point" quando, após a proposta de 43-57 para eles, os atletas, que queriam 53-47, aceitaram dividir o bolo do BRI. Mesmo assim os patrões aceitaram com ressalvas, achando que, esticando a corda os atletas iriam ceder. Não cederam, vão processá-los e a temporada 2011-2012 está indo pelo ralo.

Jamais imaginei escrever este texto.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.