Topo

Bala na Cesta

Farmar, Sefolosha e uma rodada emblemática da Euroliga

Fábio Balassiano

04/11/2011 14h50

Termina hoje uma das mais emblemáticas rodadas da Euroliga de basquete (Panathinaikos e Zalgiris fecham os trabalhos). Tivemos o Barcelona massacrando o Unics (90-66 com 10 pontos e seis assistências de Huertas), mas sobretudo duas atuações que falam muito sobre as diferenças entre a modalidade no velho mundo e na NBA.

Pode parecer óbvio, mas nem é tanto assim. Em Tel-Aviv, o Maccabi precisava da vitória contra o fortíssimo Real Madrid para apagar a má impressão da derrota para o Milan na estreia. E ela veio, por 88-81 devido aos 27 pontos, cinco assistências e 35 de eficiência de Jordan Farmar (foto) – sim, ele mesmo, o armador mão de pau ex-Lakers e atualmente reserva do New Jersey Nets. A piada pronta é que o jogador (9,6 pontos e cinco assistências em pouco mais de 24 minutos na NBA pelos Nets) teve uma noite de Jordan, e não de Farmar (ok, foi péssima essa).

Em outro jogo emblemático, o suíço Thabo Sefolosha levou o Fenerbahce ao triunfo de 90-86 contra o Nancy, em casa. Foi o primeiro do time turco, e uma grande atuação de Thabo (19 pontos e cinco rebotes). Vale lembrar que o ala de 1,99m, a maior arma ofensiva da equipe na Euroliga, joga no Oklahoma City Thunder, da NBA, e está longe, bem longe de ser uma das primeiras opções de ataque de uma franquia que conta com Kevin Durant e Russell Westbrook. Na verdade, o ala suíço tem na defesa o seu "ganha pão" na liga norte-americana (é muito por causa dela que ele garantiu seus 25,9 minutos na temporada passada).

São basquetes diferentes, é óbvio, mas é bastante interessante notar que Deron Williams, um cara que pontua bem e fácil na NBA, tem tido dificuldade para jogar no Besiktas, e outras figuras bem menos votadas têm se saído bem na Europa (além deles, Nicolas Batum pode ser citado pela excepcional temporada que vem tendo no Nancy). As razões são muitas, e voltarei ao tema em breve, mas os dois mundos são bastante distintos mesmo – mais que se supunha, talvez.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.