Topo

Bala na Cesta

Hélio Rubens e Franca, o fim de um longo casamento?

Fábio Balassiano

03/11/2011 15h40

Parece estar chegando ao fim o longo casamento entre Franca e Hélio Rubens. No domingo, o Jornal Comércio de Franca divulgou uma entrevista em que Luis Claudio Teixeira, presidente do clube, afirmou que Hélio teria anunciado a ele que esta seria a sua última temporada no comando da equipe (aqui o vídeo do Youtube com a entrevista). E aí um punhado de versões vieram (joguem no Google "Teixeira + Hélio Rubens + Franca" e verão a quantidade absurda de informações nas últimas 72 horas).

Primeiro, na segunda-feira, Hélio Rubens disse que a informação de Teixeira não era verdadeira. Afirmou, ao mesmo veículo, que seu cargo sempre esteve à disposição da diretoria francana, mas que não gostaria de deixar o clube. Depois, no mesmo dia, o presidente falou que a intenção não era "se desfazer" de Hélio, "uma lenda francana" (palavras dele), mas sim colocá-lo em outra função (diretor ou supervisor), fato que em princípio não é muito bem visto pelo técnico de 71 anos. No final das contas, contudo, nenhuma das partes parece saber exatamente o que vai acontecer.

Mas há coisas importantes nisso tudo. Parece claro que o relacionamento de Teixeira, que tem mandato programado até maio de 2012, e Hélio Rubens não está lá muito bom (ou seja, o mandato termina antes do fim da temporada 2011-2012 do NBB). Também está claro que a gestão do clube de basquete mais tradicional do país não está muito boa (usar o termo "amador" aqui não seria equívoco…), vide as contratações equivocadas dos últimos dois, três anos, o papel feio que Franca fez no Paulista com a falta de seu ginásio (abrigo em São Sebastião do Paraíso e mudança de data na partida contra São José na véspera, por exemplo) e as declarações pouco amistosas do próprio Teixeira nos últimos tempos (quem não lembra do que ele disse do pivõ Bábby, que logo depois foi contratado pela equipe?).

O blog tentou entrar em contato com as duas partes, mas não teve sucesso. Através de sua assessoria de imprensa, Franca disse que o assunto será resolvido internamente, e que irá se manifestar em breve.

Sendo bem sincero, acho impossível opinar qualquer coisa a respeito do caso (principalmente por causa do número absurdo de versões), mas acho que, de verdade, é preciso de um pouco de carinho e respeito em relação à história e ao que Hélio Rubens representa não só para o clube, mas para a cidade como um todo. Tirá-lo de sua função é justo e "do jogo", mas tudo é a maneira como as coisas são conduzidas. E atualmente está claro que há uma falta de habilidade terrível da diretoria do clube para lidar com um patrimônio da agremiação.

A temporada 2011-2012 promete. Fica a pergunta: será a última de Hélio como técnico de Franca?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.