Topo

Bala na Cesta

O reencontro de Rudy Fernandez com a boa fase

Fábio Balassiano

28/10/2011 15h19

Lembro de uma entrevista de Rudy Fernandez (foto) ao jornal El País, da Espanha, em que ele afirmava que o que mais estranhava na NBA era a falta de "camaradagem" entre os companheiros de time. Dizia ele que era algo mais frio, profissional ao extremo. Estava claro, em 2009, que ele não se sentia muito à vontade na liga norte-americana. Por isso é importante notar como este retorno ao basquete espanhol tem feito bem a ele.

Rudy Fernandez tinha ótimas médias quando atuava no DKV Joventut (16,5 e 21,2 pontos em em 2006-2007 2007-2008 respectivamente) e foi uma das principais peças da campanha espanhola que rendeu a medalha de prata ao país nos Jogos de Pequim em 2008 (13,1 pontos, 3,5 rebotes e 47,1% nos chutes. Na final contra os EUA, anotou 22 pontos em módicos 18 minutos (ficou carregado em faltas) para impressionar ainda mais os norte-americanos. Rumou para Portland, onde (como disse acima) não foi feliz em suas três temporadas (jogou pouco – média de 24 minutos -, teve problemas com o técnico Nate McMillan e não chegou a ter papel de destaque no time). Foi trocado para o atual campeão Dallas Mavericks, mas com o locaute decidiu aceitar a proposta do Real Madrid.

"Não é por dinheiro, mas porque quero ser feliz novamente", disse Rudy em sua concorrida entrevista coletiva. E a tal felicidade tem sido vista em quadra. Ontem ele anotou 17 pontos, quatro assistências e quatro rebotes na sua estreia em Euroligas com a camisa merengue na capital. A vitória veio por 85-78 contra o forte Milan (foi a estreia de Serge Ibaka também), mas o mais bacana é verificar que aquele menino que surgiu como promessa de craque volta a jogar em altíssimo nível.

É mais uma prova de que não vale a pena jogar na NBA a qualquer custo. Rudy Fernandez é ídolo em um basquete de alto nível, tem tempo de quadra, rende bem e (o principal) parece estar feliz em Madrid neste momento (os torcedores do Real esperam que o locaute não termine nunca, né…). Que assim continue.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.