Topo

Bala na Cesta

Sabonis assume Federação lituana - quem poderia fazer isso aqui?

Fábio Balassiano

25/10/2011 15h14

Aos 46 anos, Arvydas Sabonis tem um currículo que fala por si: ídolo do Real Madrid, na NBA e em seu país, conquistou títulos e a admiração por onde passou. Está, seguramente, entre os dez melhores pivôs que vi jogar. Com 2,21m, tinha uma habilidade incomum e um arremesso certeiro que dava gosto. Há pouco tempo, em setembro, sofreu um ataque cardíaco e quase morreu, mas agora ele vem com uma grande novidade: acaba de ser eleito por unanimidade (98 votos) presidente da federação lituana e será o homem forte do basquete do país pelos próximos quatro anos.

Foi aí que me peguei pensando com os amigos do twitter em quem poderia repetir Sabonis no Brasil (ou seja: alguém que foi bem nas quadras e com condição para assumir um cargo administrativo). Para quem não sabe, o ex-pivô do Portland é dono de empresas na Lituânia e um dos homens mais ricos no país.

Por aqui, de verdade há bons nomes: Marcelo Vido, hoje gerente de negócios e marketing do Minas, é um deles, bem como Magic Paula, craque eterna da armação da seleção feminina e hoje gestora do projeto da Petrobras para apoiar o esporte olímpico (o sucesso recente do boxe tem o dedo de Paula). Ambos têm experiência de cargo, administrativa e uma reputação que não deixa a menor dúvida devido aos serviços prestados no esporte brasileiro.

E você, concorda comigo?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.