Topo

Bala na Cesta

Veterana pivô Alessandra assina com São José para a Liga Feminina

Fábio Balassiano

14/10/2011 11h32

Não são muitas as boas notícias para o basquete feminino brasileiro ultimamente. Mas esta, de fato, é. O rumor que vinha rolando no basquete feminino há cerca de dois meses se concretizou esta semana. A veterana pivô Alessandra (37 anos) anunciou o seu retorno ao Brasil. Defenderá o São José dos Campos na segunda edição da Liga de Basquete Feminino (se houver, claro), e dará muito de respeito e categoria ao campeonato.

Para quem não tem ideia ou não pôde acompanhar, Alessandra foi uma das melhores (se não a melhor) pivôs que já atuaram no basquete brasileiro (e mundial). Com técnica e uma explosão física de fazer estrago em muito garrafão, ela foi campeã da Copa América juvenil em 1992, quinta colocada no Mundial da categoria no ano seguinte e uma das surpresas de Miguel Ângelo da Luz na convocação do Mundial adulto de 1994. Ao lado de feras como Paula, Hortência e Janeth, Alessandra não fez feio em números (7,3 pontos) e trouxe segurança defensiva e consistência nos rebotes que a equipe buscava fazia tempo.

Deu no que deu. O Brasil ganhou um título, uma pivô de respeito por mais uma década e outro punhado de conquistas vieram muito por "culpa" de um talento extraordinário. Alessandra esteve em Atlanta (medalha de prata), Sydney (bronze, com média de 14,3 pontos) e Atenas (quarta colocação), além dos Mundiais de 1998, 2002 e 2006, no Brasil, e com ela o país viu o que de melhor havia no garrafão em termos técnicos para uma pivô.

Independente do que aconteça com ela em quadra na LBF, é uma ótima notícia tê-la em quadras nacionais novamente. Que a Liga saiba tirar proveito disso e promova a volta de Alessandra como ela deve ser promovida. Com pompa, a jogadora de 2m merece mais do que carinho dos torcedores – merece ser reverenciada pelos serviços prestados ao basquete brasileiro.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.