Topo

Bala na Cesta

Liga de Desenvolvimento Olímpico segue a todo vapor

Fábio Balassiano

13/10/2011 11h25

Sobre os pitos que tenho levado na caixinha de comentários, um dos mais justos foi sobre a falta de posts sobre a Liga de Desenvolvimento Olímpico (LDO), o torneio Sub21 promovido pela Liga Nacional de Basquete que está acontecendo em São Sebastião do Paraíso. De fato tem sido difícil acompanhar (só por estatísticas é muito complicado analisar), mas ontem passei boa parte do dia entrando em sites e conversando com quem está por lá para saber como está o torneio até então.

Para quem quiser saber mais, vale a pena acompanhar o blog da LNB, o Novo Basquete Notícias, o Basketbrasil e o site Basketeria, além, claro, do próprio site da Liga Nacional (inacreditavelmente o site da Confederação Brasileira fala muito pouco sobre o torneio).

Com quatro rodadas disputadas, apenas Flamengo, que tem um time muito forte (Gegê e Fred Varejinho – que tem a assustadora média de 17,5 rebotes por partida -, sob o comando de Paulo Chupeta), e Paulistano, que ontem bateu o Joinville por 72-60 (Erick e Arthur somaram 35 pontos pelo time da capital), estão invictos no torneio (para a fase final, avançam o três mais bem colocados). Empatados na terceira colocação estão Franca e Joinville). Em termos individuais, além dos já citados neste post, merecem destaque Pedro Henrique (18 pontos por jogo), do Pinheiros, Marcio, do Tijuca, Matheus, de Limeira/Ginástico, Leonardo Meindl, de Franca (olho neste menino excelente!) e o trio Zezão, Durval e Bruno, de Joinville.

Além do aspecto técnico, que é muito importante, pelo que tenho lido outros pontos têm sido abordados no LDO, como planejamento de carreira e educação financeira, iniciativas da Liga Nacional de Basquete que merecem um elogio do tamanho do mundo. Mais do que a formação profissional dos rapazes, esta é uma oportunidade imensa para se pensar na formação dos meninos. Se a falta de imagens é um impeditivo para uma análise mais profunda, fica aqui a esperança de que tudo esteja indo bem em São Sebastião do Paraíso.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.