Topo

Bala na Cesta

Um pouco sobre o Carioca e a perspectiva de um ano glorioso na Gávea

Fábio Balassiano

27/09/2011 01h20

Estive na Gávea ontem à noite para a partida entre Flamengo e Tijuca pelo Carioca-2011 (vitória dos donos da casa por implacáveis 105-54, com 21 pontos do cestinha Marcelinho – na foto). Vamos a alguns pontos importantes.

1- Não dá para ter a menor noção do que será este time do Tijuca no NBB4. Coloneze, Manteguinha e Arnaldinho, os principais (e até então únicos) reforços do clube, não jogaram. Se o time já não é excelente com eles, imagine sem. Conversei com Arnaldinho durante a partida, com Ricardinho no final, e sinceramente acho que o time consiga brigar contra Vila Velha, Vitória, Araraquara etc. Dois reforços, um na ala e outro no garrafão, ainda podem chegar (vêm de São Paulo).

2- De fato este time do Flamengo tem tudo para ser um baita esquadrão. Era forte na temporada passada, e recebeu reforços excelentes. Federico Kammerichs é fenomenal na defesa (sempre presente nas coberturas), consciente no ataque e parece ser muito bom de grupo. David Jackson pode ser a válvula de escape ofensiva para Marcelinho, Teichmann foi bem e Caio Torres ganha ritmo dia após dia. O time titular é forte, e o elenco também. Será difícil pará-los. E nem citei Leandrinho, hein…

3- Sobre Caio Torres, o Flamengo já avisou a Confederação Brasileira que não irá liberar o atleta para o Pan-Americano. De acordo com o rubro-negro, o pivô precisa se entrosar com os companheiros para a difícil missão na liga sul-americana. A CBB já foi notificada, e deve anunciar o substituto do jogador em breve.

4- Sobre Leandrinho, amanhã publico a entrevista completa dele. O jogo de estreia de fato está cancelado para este sábado (foi vetado pela CET-Rio). Em relação ao locaute, o ala disse que não espera uma definição rápida, e que se nada mudar em breve o risco de a temporada ser cancelada é imenso. E, sim, antes que vocês perguntem, falei de seleção brasileira – e ele não gostou muito.

5- Uma coisa mais sobre Leandrinho: não há a menor previsão de o Flamengo começar a vender camisas do atleta. O fato já causa desconforto na Gávea, inclusive. Sinceramente eu não sei o que o clube e a fornecedora de material esportivo estão esperando. Começar a temporada da NBA?

6- Um amigo mais animado perguntou para mim, no final do jogo, se este time, caso vença tudo o que se propuser nesta temporada, poderá ser considerado o maior time da história do Flamengo. Não soube responder. O que acham? Caixinha aberta para o debate.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.