Topo

Bala na Cesta

Sobre mais uma declaração de José Carlos Brunoro

Fábio Balassiano

22/09/2011 15h13

Ontem coloquei aqui uma declaração de José Carlos Brunoro, diretor de marketing da Confederação Brasileira, ao Sportv News (aqui o post que rendeu uma série de comentários interessantes). Pensei em não escrever sobre o assunto, mas acho que ainda cabe dizer algumas coisinhas:

1- Juro que me nego a crer que Brunoro acredite na alegação de que a falta de manga na camisa seja um fator limitante para o basquete crescer. Sério, eu me nego.
2- Também me nego a acreditar que alguém com a experiência der Brunoro diga que "não adianta fazer projeto de marketing se preciso colocar camiseta no ponto de venda". Se ele enxerga marketing apenas como "colocar camiseta no PDV", amigos, está absolutamente tudo errado – tudo!
3- Uma declaração de Brunoro me chamou muito a atenção: "Nós não temos recursos para divulgação", disse. Assim, sem querer ser chato, mas aqui cabem dois questionamentos básicos: a) Se não há 'recurso' para divulgação, por que então contratar uma empresa de marketing esportivo para a Confederação Brasileira (e a empresa de marketing, sabemos, é a BSB – Brunoro é um dos sócios da mesma)? b) Se com um orçamento de mais de R$ 18 milhões a CBB não consegue "alocar" verba para divulgação há alguma coisa errada, não?
4- O presidente da entidade, Carlos Nunes, compactua do pensamento de seu diretor de marketing? Lembro que em sua campanha ele disse que um dos grandes focos de sua gestão seria no incremento da comunicação com o público/consumidores.
5- Se em um momento como o atual, pós-vaga olímpica, em que todos estão falando do basquete, a Confederação Brasileira não consegue fazer sequer uma campanha interessante, quando o fará? Insisto: não houve sequer um anúncio dela, CBB, nos principais jornais do país. Incrível, não?
6- Se o problema é financeiro (entendo que fazer anúncios em televisão seja mesmo caro), por que diabos o marketing da CBB não usa da criatividade para bolar campanhas baratas e mais direcionadas? Será que eles já repararam que na internet o amor pelo jogo é absurdamente empolgante?
7- Só pra fechar: Brunoro pensa mesmo que marketing seja apenas "divulgação" para dar mais "visibilidade ao patrocinador"?

Brunoro será entrevistado pelo blog (estou formulando as perguntas), mas sinceramente eu fico um pouco assustado. Mas uma coisa é certa: a cada vez que o diretor de marketing da entidade fala eu fico mais confuso sobre os rumos do referido departamento da entidade.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.