Topo

Bala na Cesta

A bomba espanhola e o maestro francês na final do Eurobasket

Fábio Balassiano

17/09/2011 08h57

Como Dirk Nowitzki acabou de escrever no Twitter, chegaram na final e consequentemente garantiram vaga em Londres os dois melhores times do Eurobasket. Mas não foi fácil. França e Espanha suaram horrores para bater Rússia e Macedônia, respectivamente, para chegar lá. E dois craques foram muito bem.

A França empatava com a Rússia em 45, até que uma "corrida" de 8-0 no terceiro período deu a liderança que não fugiu mais das mãos dos franceses (79-71 no final). Nicolas Batum foi muito bem no ataque (19 pontos e sete rebotes), Joakim Noah foi incrível na defesa e nos bloqueios para corta-luzes, mas quem brilhou mesmo foi o maestro Tony Parker com 22 pontos, quatro roubos, três assistências e rebotes (números parecidos com a sua média no torneio: 21,7 pontos, 4,3 assistências e 3,3 rebotes).

Pela Espanha, atual campeã (venceu a Sérvia em 2009, lembram?), Pau Gasol foi impressionante nos rebotes ofensivos (foram nove – o time, ao todo, teve 19, e a Macedônia apenas sete), pontuou bem (22), mas quem deu show mesmo foi Juan Carlos Navarro (foto). O ala, conhecido como "A Bomba" e que tem muito menos crédito do que merece, anotou 35 pontos (sua sequência de duas bolas de três pontos seguidas no final do terceiro período foi incrível – ao todo foram cinco bolas de longe) e foi o grande responsável por carimbar o passaporte olímpico espanhol na sexta-feira (92-80 contra a grande zebra do torneio). Navarro tem 17,9 pontos de média no Eurobasket, e impressiona pela pontaria: 48,4% nos tiros de dois pontos, e 44,9% de longe. Ele está tão bem que tem deixado Rudy Fernandez, um baita jogador, cada vez mais apagado na seleção.

França e Espanha já se enfrentaram 66 vezes (41-25 para os espanhóis), sendo 18 no Eurobasket (15-3 para a turma de Gasol). O engraçado é que nos três últimos confrontos não houve jogo equilibrado. Na disputa do bronze de 2005, os franceses obtiveram a sua maior vitória (98-68 – Tony Parker teve 25 pontos para trazer a primeira medalha para o país desde 1959), no de 2009 a liderança espanhola foi de 20 (86-66) e no da fase de classificação deste ano Navarro teve 16 na surra de seu time contra os rivais, que não tiveram Parker e Joakim Noah (96-69).

O que será que acontece amanhã na decisão (a ESPN e o BandSports exibem a partida às 15h)? Comente na caixinha!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.