Topo

Bala na Cesta

Fim do jejum: fantástico, Brasil vence a Argentina depois de 16 anos

Fábio Balassiano

07/09/2011 19h39

Acabou o jejum em grandes competições contra o maior rival continental. No Pré-Olímpico de Mar del Plata, o Brasil acaba de vencer a Argentina por 73-71 para acabar com uma seca que durava desde 1995. Foi uma atuação excelente no segundo tempo, com destaque para Rafael (sopa de letrinhas) Hettsheimeir (foto), que teve 19 pontos e deixou Luis Scola alucinado.

É uma vitória que se não garante a vaga olímpica, mas que dá uma confiança absurda para o confronto de amanhã contra Porto Rico e para a semifinal de sábado. Depois de um primeiro tempo confuso, a defesa funcionou muito bem, o ataque fluiu (sem atropelos) e houve quem chamasse a responsabilidade como há muito não acontecia (Huertas e Rafael em quase todos os momentos).

Tem algumas coisas que merecem ser ditas:
1- Que coragem a deste menino Rafael! Nove arremessos convertidos em 11 tentados, oito rebotes, um toco desmoralizante em Luis Scola e uma defesa no craque argentino de lascar (é verdade que ele teve 24 pontos e 11 rebotes, mas também registrou seis erros e não foi efetivo nos picks – como no ano passado, por exemplo). Dá pra entender que Tiago tenha ficado no banco pro rapaz hoje. Foi emocionante vê-lo pedindo bola, chamando o jogo, reclamando que a bola não chegava a suas mãos. Atuação inesquecível desde já!
2- Que jogador é Marcelinho Huertas. Ele teve 17 pontos, mas as estatísticas não mostram o seu controle de bola, a sua paciência e a sua calma para decidir. Soube distribuir o jogo com maestria. É um dos melhores do mundo na sua posição há duas temporadas fácil, fácil.
3- Que defesa alucinante do Brasil na segunda etapa, hein. Tudo bem que levou mais pontos que nos primeiros 20 minutos, mas no começo do jogo os argentinos, bem como os brasileiros também, erraram horrores. Nos minutos finais, não. O time de Magnano maltratou os donos da casa com uma pegada que não se via aqui desde… sei lá quando.
4- Sim, é verdade que a vaga ainda não veio, que o jogo que vale é o de sábado, mas é impossível não comemorar nesta noite. De verdade. O foco precisa estar lá amanhã contra Porto Rico, mas não é todo dia que se vence a Argentina, esta Argentina completa, em seus domínios.
5- Viu como dá certo esse negócio de controlar a bola no ataque? Foram oito erros no primeiro período, mas apenas cinco nos 30 minutos restantes. O Brasil errou muitos arremessos (muito normal!), mas não permitiu que seus desperdícios de fundamentos gerassem pontos fáceis para a Argentina. Assim se ganha em alto nível. Cabe, aqui, uma menção a Marquinhos, que teve 14 pontos (alguns deles em momentos fundamentais). Jogou muito bem!
6- Alguém ainda tem dúvida do talento de Rubén Magnano? O Brasil, hoje, joga como um time, como uma equipe série e razoavelmente consistente. Oscila, claro, mas tem um padrão ali. Não quer dizer que vai conquistar a vaga (tomara que sim!), mas é muito claro que existe um padrão na equipe. Mérito total para Rubén e sua comissão técnica.

E aí, viu o jogo? Comente na caixinha então!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.