Topo

Bala na Cesta

Quem pode bater a Espanha no Europeu masculino?

Fábio Balassiano

01/09/2011 14h00

Foi um placar até certo ponto surpreendente (83-78 contra a Polônia), mas a Espanha começou o Eurobasket da Lituânia vencendo ontem um rival que teve o mérito de não desistir jamais (chegou a estar perdendo por 42-25). Pau Gasol (foto) teve 29 pontos e sete rebotes (se na NBA ele é excelente, em nível Europa ele sobra demais) e Juan Carlos Navarro, seu amigo e fiel escudeiro na seleção espanhola, teve outros 23 para selar a vitória da equipe de Sergio Scariolo (Marc, irmão de Pau, teve 16 + 7 também).

A questão, por ora, não é nem saber os resultados dessa primeira fase (hoje os espanhóis bateram Portugal por 87-73 com 20 de Pau Gasol e 17 de Navarro), mas sim tentar imaginar qual equipe poderá deter os atuais vice-campeões olímpicos. A França começou bem (31 pontos de Tony Parker no triunfo contra a Letônia), a Sérvia contou com ótima atuação do trio Tepic-Teodosic-Macvan (44 dos 80 pontos da equipe), a Alemanha tem Dirk Nowitzki (27 pontos na estreia fácil contra Israel), a Lituânia joga em casa mas não empolga (o veterano Sarunas Jasikevicius ainda está por lá) e a Grécia ainda busca uma identidade com o novo técnico (Ilias Zouros), mas sinceramente eu acho pouco.

São duas vagas diretas para Londres em jogo (ao Pré-Olímpico Mundial do terceiro ao sexto), e acho muito improvável de alguém encontrar uma fórmula de parar um quinteto inicial que conta com Calderón, Navarro, Rudy Fernandez e os irmãos Gasol no garrafão (isso sem falar no banco de reservas que conta com Serge Ibaka, Ricky Rubio, Sada, Reyes etc.). É um time habilidoso, com um punhado de opções táticas, potencial físico imenso (Ibaka melhorou muito isso, diga-se) e com muita experiênca.

E você, amigo leitor, acha que alguém consegue tirar o título da Espanha no Eurobasket da Lituânia? Comente na caixinha!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.