Topo

Bala na Cesta

Com mal de Alzheimer, Pat Summitt quer continuar treinando nos EUA

Fábio Balassiano

24/08/2011 11h10

Pat Summitt (foto) é uma das maiores vencedoras do basquete norte-americano. São oito títulos da NCAA, um ouro olímpico em 1984 e 1071 vitórias por Tennessee, sua equipe desde 1974. Mas agora a sua briga é outra: ela foi diagnosticada com Mal de Alzheimer (leia mais sobre isso aqui).

Mas Summitt disse, através de um comunicado, que não deixará as quadras. Sabe que terá algumas limitações, mas que quer tentar conquistar um título universitário que não vem desde 2008. Aos 59 anos e sempre muito discreta, ela também rechaçou qualquer possibilidade de fazer um estardalhaço em cima disso tudo: "Não terá nada de fazer barulho ou festa em torno disso. Continuo sendo uma técnica de basquete", sentenciou.

Em ótima matéria, o site da ESPN lembra que o ex-presidente dos EUA também teve a Mal de Alzheimer (leia aqui), e que cerca de 5,4 milhões de norte-americanos possuem a doença (mais de 200 mil abaixo dos 60 anos). Pat Summitt pode não ser a melhor "porta-voz" para anunciar os cuidados a enfermidade, tal a sua discrição, mas seu exemplo de perseverança merece ser olhado com carinho por todos.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.