Topo

Bala na Cesta

Brasil atropela no começo e vence fácil o Canadá na estreia

Fábio Balassiano

24/08/2011 20h48

Foi um primeiro tempo como há muito tempo eu não via. O Brasil abriu fáceis 24-2 contra o Canadá, terminou o primeiro tempo em 45-18 e na segunda etapa caiu um pouco de rendimento até fechar a peleja em 88-70 na estreia da Copa Tuto Marchand, em Foz de Iguaçu.

É impossível não ficar empolgado com os primeiros minutos do Brasil nesta noite (principalmente porque Tiago Splitter esteve presente também – 14 pontos e quatro rebotes em 17 minutos). Marcação sufocante, ataque equilibrado e transições e rotações defensivas de dar gosto. Foram 13 erros canadenses em 20 minutos, e quase todos forçados por uma defesa de fazer inveja a muito time europeu.

Pode ser que o adversário não seja mesmo de excelente nível (não é), mas o mais importante ao meu ver foi ver que os conceitos que tanto cobramos (inclusive o da não precipitação louca dos três pontos) estavam todos lá – todos! Deu gosto de ver, de verdade.

Na segunda etapa houve uma queda até certo ponto natural, mas que poderia (e deveria) ter sido evitada principalmente pelos mais jovens e reservas (Benite e Nezinho foram mal). De todo modo, o saldo é extremamente positivo. O Brasil fez exatamente o que se deve fazer contra equipes inferiores em termos técnicos: sufocar na defesa, desequilibrar a marcação adversária com passes em sequência e anotar pontos fáceis. Simples – e assim foi feito hoje.

Viu o jogo? Comente na caixinha! Nesta quinta-feira a adversária é a República Dominicana às 21h15.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.