Decifra-me
Confesso a minha decepção com a convocação do técnico Rubén Magnano para o evento mais importante do basquete brasileiro nos últimos anos. Se o momento é de crescimento, retomada, era muito óbvio que a expectativa em torno da lista para o Pré-Olímpico, que pode garantir a volta dos rapazes às Olimpíadas, seria imensa. E é aí que eu não entendo absolutamente nada. Abaixo os meus motivos
1- Não sei se você, querido leitor, notou, mas a lista de Magnano é parecida com a de Lula Ferreira para o Mundial de 2006 (clique aqui e confira). Nove dos 12 convocados por Lula Ferreira estão na seleção, cinco anos e bizarros insucessos depois (saíram Andre Bambu, Murilo e Estevam). Vocês lembram em que lugar o Brasil chegou naquela competição? Eu lembro: em 19°.
2- Como explicar as convocações de Arthur e Diego (?), jogadores não mais do que medianos em seus clubes? Acho que o termo 'seleção' pressupõe convocar os melhores, não? Na boa, banalizaram o termo 'seleção' também no basquete.
3- Qual a necessidade de convocar Anderson Varejão (cuja atitude para se apresentar é louvável e serve de exemplo)? Todo mundo sabe que ele está lesionado, inclusive o presidente Carlos Nunes, da CBB, que disse isso em janeiro a todos os veículos de comunicação (clique aqui).
4- Larry está sendo naturalizado para jogar pela seleção brasileira, ou porque quer ser cidadão brasileiro? Acho que é um esclarecimento importante que deve ser feito. Não é questão de xenofobia (por favor, nada a ver com isso, hein), mas de filosofia. Uma coisa é morar, viver e sentir o país, outra é apenas jogar pelo país. Apenas para registro: é patético, e não exemplar, o que acontece na Espanha, que agora tenta naturalizar o congolês Serge Ibaka.
5- Com o Centro de Treinamento em São Sebastião do Paraíso tinindo, alguém consegue explicar por que a seleção irá treinar em São Paulo?
6- É sério mesmo o nome de Caio Torres, que já não é mais nenhum garoto (24 anos)? Seus números no Menorca, o pior time da Liga ACB nesta temporada? Anote: 16 minutos, 7,1 pontos e 3,8 rebotes. Pouco para merecer a convocação, não?
7- Olivinha (para citar apenas um dos ausentes) não está entre os 20 melhores atletas de basquete do Brasil? É isso mesmo?
8- Demétrius tem um ano de carreira e já é assistente-técnico da seleção adulta? Seria o mesmo que, em minha empresa, eu promovesse o Analista I para Gerente ou Coordenador Financeiro, certo?
9- Já imaginaram o que pode acontecer caso Nenê e Leandrinho não joguem pela seleção (algo possível, né)? Dos 20 convocados, que na verdade são 19 (sem Varejão), este número cairia para 17. Ou seja: chances imensas de o Brasil ir para o Pré-Olímpico com Diego, Arthur, Nezinho, Caio Torres e/ou com inexperientes como Raulzinho, Benite, Douglas Nunes e Augusto. Surreal, não?
Posso estar maluco, posso estar nadando completamente contra a corrente, mas eu sinceramente não entendo a lista de ontem – e digo: é uma das piores e menos fundamentadas que já vi em minha vida. Rubén Magnano é campeão olímpico, excelente treinador, mas dessa vez eu acho que falhou (tentei contato com ele ontem, mas a assessoria de imprensa da CBB disse que ele não falaria). Como me disse um grande conhecedor de basquete ontem ao telefone, "não temos planejamento de nada, filosofia de trabalho alguma e seguimos tentando qualquer coisa. Se acertarmos o 'número da sorte', ganhamos". Pensamento rasteiro demais, não?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.