Topo

Bala na Cesta

Dallas enfim é campeão da NBA

Fábio Balassiano

12/06/2011 23h42

O Dallas acaba de fazer 105-95 no Miami Heat para fechar a final em 4-2 e obter o seu primeiro título da NBA. Com inteira justiça, Dirk Nowitzki foi eleito o MVP das finais – e o MVP mais discreto da história da NBA (acabou o jogo e ele, emocionado ou sem saber o que fazer, foi para o vestiário e só voltou na cerimônia de premiação).

Fato é que o Dallas mereceu o título, e mereceu muito. Atuou mal o jogo 1, virou com aquele 22-5 no 2, foi muito mal no terceiro e a partir daí dominou a série. Tyson Chandler cresceu muito (foi o "pêndulo" de sempre na defesa), a marcação por zona achou o seu ponto (sendo agressiva, como na temporada inteira, e não passiva, como no começo da final) e Rick Carlisle acertou ao colocar Jose Juan Barea no time titular. O time passou a ter mais controle de bola, errou menos e o banco de reservas (Jason Terry principalmente), tão envolvente contra Lakers e Thunder, voltou a funcionar. Aí o título veio.

Esporte e justiça costumam não caminhar juntos, mas neste domingo eles se encontraram para dar o primeiro título da carreira de grandes craques (Shawn Marion, Dirk Nowitzki e Jason Kidd). A vida segue, o Miami terá outras chances (o time é novo e possui ótimas peças), mas nenhum time mais do que o Dallas Mavericks merecia este troféu. Ele veio, e coroa o ótimo trabalho dos Mavs (que jogo coletivo bonito!) e de um gênio, Dirk Nowitzki, agora com seu anel nas mãos.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.