Topo

Bala na Cesta

O elenco da Sub-19

Fábio Balassiano

07/06/2011 16h50

Tentei contato durante todo o dia de ontem com José Neto (foto), técnico da seleção brasileira sub-19 que disputará o Mundial da categoria na Letônia no final deste mês, mas não consegui. O objetivo, claro, era falar com o treinador a respeito da convocação dos 13 atletas que irão representar o país na principal competição do ano. Até lá o elenco fará amistosos contra Letônia, Lituânia, Austrália, Argentina e Canadá (o grupo viaja hoje, inclusive).

A maior questão, por ora, é saber se o Brasil contará com Lucas Bebê, principal jogador do time no vice-campeonato da Copa América em 2010. O pivô de 2,11m se prepara para o Draft de 2011 da NBA nos EUA e ainda não definiu a sua situação. Se ele for, a seleção tem chance de conquistar algo grande no Mundial. Se ele não for, a marcação dos rivais se concentrará demais em Raulzinho (apenas ele e Davi de armadores), e aí o time terá problemas.

Em relação ao grupo da Copa América, houve apenas duas mudanças entre os jogadores (e uma delas pela lesão de Ícaro – entrou Leonardo). A outra foi a saída de Dida, jogador de enorme potencial, para a entrada de Erik, do Paulistano (sinceramente gostaria de ver o nome de Dimitri Sousa no grupo – nem que fosse para que ele ganhasse um pouco de experiência em uma competição desse tamanho). É um voto de confiança para o time que brilhou tanto no ano passado (o técnico Walter Roese tampouco permanece, o que é uma lástima e mostra como a Confederação foi pouco hábil na sua manutenção – e Roese estará no Mundial como olheiro dos EUA), e a gente só espera que os quatro meses de treino em São Sebastião do Paraíso (que contaram com a presença de Rubén Magnano, diga-se de passagem) dêem resultados na Letônia.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.