Topo

Bala na Cesta

Campeão da NBA, Tiago Splitter se torna primeiro assistente técnico brasileiro da liga

Fábio Balassiano

01/10/2019 05h03

Primeiro atleta do país a se sagrar campeão da NBA, em 2014 pelo San Antonio Spurs, o ex-pivô Tiago Splitter se tornará, tão logo comece a próxima temporada do melhor basquete do mundo no final deste mês, o único brasileiro a ser assistente técnico de uma franquia da liga.

Contratado na temporada passada pelo manda-chuva do Brooklyn Nets, Sean Marks, para ser uma espécie de olheiro internacional de talentos, o brasileiro acabou ganhando espaço com a saída do argentino Pablo Prigioni da franquia e alcançou um feito inédito para o Brasil. Prigioni, assistente técnico de Kenny Atkinson, mudou-se para o Minnesota Timberwolves e com isso houve mudanças na equipe.

Tiago, então, acaba de ser promovido para ser auxiliar técnico de Atkinson e, de acordo com comunicado enviado à imprensa por parte do Nets, terá a função de desenvolver as habilidades dos jogadores do elenco – algum bem comum na NBA.

Este é mais um passo na caminhada de Tiago Splitter em sua carreira fora das quadras. Brilhante dentro dela, tendo sido campeão da NBA com o San Antonio e da liga espanhola com o Baskonia, o ex-pivô agora assume sua segunda importante posição no Brooklyn Nets, desde já um dos favoritos ao título da conferência Leste.

A franquia contratou recentemente nomes de peso como Kevin Durant (lesionado ainda) e Kyrie Irving sonhando em retornar às finais da NBA como aconteceu no começo de século. O núcleo que dita as regras no Nets, aliás, tem muito do DNA do Spurs do qual Splitter fez parte. O chefão Sean Marks jogou e teve funções extra-quadra no San Antonio. E Kenny Atkinson, o técnico, foi assistente de Mike Budenholzer em Atlanta (Mike foi auxiliar por muito tempo de Gregg Popovich, comandante texano).

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.