Topo

Bala na Cesta

Argentina vence, vai à final, e NBB pode ter seu primeiro campeão mundial

Fábio Balassiano

13/09/2019 10h22

A Argentina acaba de entrar mais uma vez para a história ao ganhar da França por 80-66 e se classificar para a final do Mundial da China. Em partida disputada em Pequim, e tendo o incrível Luis Scola como cestinha e líder dos platenses (28 pontos, além de 13 rebotes em sublimes 34 minutos), os hermanos venceram de ponta a ponta e disputarão contra a Espanha, no domingo, às 9h (SporTV exibe), a sua terceira final de Copa (perdeu a de 2002 para a Iugoslávia e foi campeã em 1950 contra os EUA, em casa). A França disputará o bronze contra a Austrália, às 5h.

Um dado interessante é que, com a chegada dos hermanos à final do Mundial, o NBB, liga profissional brasileira, pode conhecer o seu primeiro campeão mundial. Trata-se de Nico Laprovittola, que brilhou há cinco anos pelo Flamengo, onde foi campeão nacional, da Liga das Américas e Mundial pelo Rubro-Negro. Na manhã dessa sexta-feira, Nico teve 7 pontos e 4 assistências em 22 minutos minutos. Além disso, Sergio Hernandez, o treinador dos platenses, foi treinador em 2013/2014.

A Argentina fez uma partida quase perfeita, liderando o placar desde o princípio. Com 13 pontos e 10 rebotes, Scola foi formidável em um primeiro tempo vencido pelos sul-americanos por 39-32. No terceiro período, o show dos hermanos, que fizeram 21-16 e abriram 50-37 para jogar os 10 minutos finais com boa vantagem.

Nos 10 minutos derradeiros a França pressionou a marcação, reduziu a diferença para cinco, seis pontos, mas em nenhum momento chegou a colocar a partida em uma posse de bola apenas. Nos três minutos finais, duas bolas de três seguidas de Luis Scola decretaram o triunfo do time do técnico Sergio Hernandez. Vitória incrível da Argentina, que mais uma vez disputará uma medalha no primeiro nível do basquete mundial para a alegria de Manu Ginóbili, que assistia a tudo alucinado da beira da quadra.

Palmas para os argentinos. Eles merecem. No domingo, grande final contra a Espanha.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.